Pilotos se preparam para desafio do desgaste de pneus
Competidores não têm dúvida de que enfrentarão uma tarefa complicada de manter pneus vivos, mesmo com as altas temperaturas em Spa
![Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12](https://cdn-7.motorsport.com/static/img/amp/800000/810000/810000/810200/810295/s6_2040869/f1-belgian-gp-2016-daniel-ricciardo-red-bull-racing-rb12.jpg)
![Mario Isola, Pirelli Racing Manager (Left) with Paul Hembery, Pirelli Motorsport Director (Right)](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/01q9WpZ0/s300/f1-british-gp-2016-mario-isola-pirelli-racing-manager-left-with-paul-hembery-pirelli-motor.jpg)
![Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0qQyx3y0/s300/f1-belgian-gp-2016-daniel-ricciardo-red-bull-racing-rb12.jpg)
![Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YNXDNMb0/s300/f1-belgian-gp-2016-daniel-ricciardo-red-bull-racing-rb12.jpg)
![Valtteri Bottas, Williams FW38](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YXzbAK70/s300/f1-belgian-gp-2016-valtteri-bottas-williams-fw38.jpg)
![Valtteri Bottas, Williams FW38](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6lD8LPL6/s300/f1-belgian-gp-2016-valtteri-bottas-williams-fw38.jpg)
![Daniel Ricciardo, Red Bull Racing](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2erGRElY/s300/f1-belgian-gp-2016-daniel-ricciardo-red-bull-racing.jpg)
![Valtteri Bottas, Williams F1 Team](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YPb9GWX0/s300/f1-belgian-gp-2016-valtteri-bottas-williams-f1-team.jpg)
As temperaturas em Spa-Francorchamps neste fim de semana estão maiores do que se esperavam e isso significa mais problemas de degradação dos pneus.
Os treinos desta sexta-feira confirmaram o desgaste excessivo e significa que as equipes terão que se preparar para uma dura estratégia para decidir quais compostos utilizarão na classificação e na corrida.
Valtteri Bottas falou sobre o assunto após as duas sessões: "está realmente complicado com estas temperaturas. Você coloca muita energia no pneu supermacio neste tipo de pista em que é bom para o setor um, mais ou menos para setor dois, e depois ele está acabado."
"E mesmo com o macio, durante as sessões mais longas, a atenção que você precisa para gerenciar o desgaste é incrível. Especialmente com essas pressões que você tem que correr. É complicado."
Daniel Ricciardo também falou: "é definitivamente muito complicado com os supermacios. É difícil mantê-los durante toda a volta. É duro, mas você realmente não ganha muito em performance a partir do final da volta."
"Fiz algumas voltas com o tanque cheio, mas estava deslizando muito. Mas isso vai fazer com que a estratégia para domingo seja mais interessante."
A Pirelli estima que a diferença de tempo entre os supermacios e os macios seja de 1.2 segundo, com os médios cerca de 1.5 segundo mais lento que os macios.
Isso deixa aberta a possibilidade das equipes poderem tentar usar os macios no Q2, para que possam começar a corrida sem a necessidade de usar o supermacio.
O chefe de corridas da Pirelli, Mario Isola, comentou: "a melhor estratégia poderia ser médios/ macios e poderiam ser feitas duas ou três paradas se o supermacios durarem cinco ou seis voltas no início.
"Eles poderiam até mesmo usar os médios. Sabemos que é mais lento, mas se a degradação é muito menor, se torna um possível composto para a corrida.
"Será interessante ver se alguém estará no Q2 com o pneu macio e iniciando a corrida com o ele. E este é um bom ponto para se ver amanhã."
"Se alguém tiver que usar o supermacio, isso significa que será por um curto período no início, porque com o tanque cheio a degradação é muito alta."
A Pirelli também disse que a mais recente previsão do tempo era para condições mais frias a partir de amanhã, o que poderia ajudar a aliviar os níveis de degradação.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.