Michael Schumacher quase garantiu o campeonato depois de vencer uma corrida que parecia impossível. Depois de todas as emoções de um GP com chuva, a Benetton estava 24 segundos atrás da Ferrari de Jean Alesi, embora com menos combustível e pneus novos.
Schumacher driblou o tráfego em uma tentativa desesperada de caçar o italiano. Ele teve um desempenho brilhante e a distância foi reduzida volta a volta, até que Alesi cometeu um pequeno erro e alemão passou por ele na chicane.
Ayrton Senna provou que podia ganhar na chuva com um carro que não estava no topo. Os dois pilotos da Williams, Alain Prost e Damon Hill, dominavam a temporada e ocuparam a primeira fila. Em condições de chuva, o brasileiro começou a avançar sua McLaren a partir do quinto lugar.
Senna passou Michael Schumacher, Karl Wendlinger, Hill e Prost para assumir a liderança da corrida. Em 10 curvas, ele foi de quinto para o primeiro lugar.
Jenson Button estava em último lugar, quando a corrida foi interrompida pela chuva e recomeçou na volta 40. Ele escolheu o momento certo para mudar para pneus intermediários e, em seguida, para os de tempo seco quando a pista estava ficando melhor. Ele passou de quarto para segundo na volta 65 superando a Mercedes de Michael Schumacher e a Red Bull de Mark Webber.
E então começou a se aproximar do líder da corrida, Sebastian Vettel, que, sob pressão, saiu de pista na última volta, deixando Button em primeiro lugar.
No Japão, o protagonista foi Kimi Raikkonen. Ele deixou os boxes em segundo lugar, com apenas duas voltas restantes. Conseguiu a volta mais rápida da corrida, mas estava a cinco segundos de Giancarlo Fisichella, cuja equipe pedia pelo rádio para pisar fundo.
Na última volta, Raikkonen ficou atrás da Renault na reta principal, foi para a esquerda, quase tocando com o líder, e o superou pelo lado de fora da primeira curva para assumir a liderança e conseguir uma vitória impressionante.
Em um final extraordinário de uma temporada confusa, Kimi Raikkonen ganhou a última corrida e o campeonato por apenas um ponto sobre os rivais da McLaren: Lewis Hamilton - em sua primeira temporada - e campeão do mundo, Fernando Alonso. Raikkonen começou bem e Hamilton saiu da pista no começo e tentou compensar o tempo perdido.
Kimi venceu e contou com resultados que lhe favoreceram. No final a pontuação dava o título ao finlandês: 110 a 109.
A Williams de Nigel Mansell estava à frente de seus rivais, especialmente nas ruas de Mônaco, onde conseguiu a pole. O Leão conseguiu uma vantagem de 30 segundos e tinha a vitória como certa. No entanto, um furo de pneu o fez voltar atrás de Ayrton Senna.
Mansell atacou, mas não conseguiu superar o brasileiro. Senna ganhou a melhor corrida defensiva de sua carreira. Mansell saiu do carro esgotado.
A temporada de 2012 chegou à última corrida com Fernando Alonso apenas 13 pontos de Sebastian Vettel. Foi uma luta desesperada, mas emocionante. Vettel largou em quarto lugar, mas sofreu um acidente com Bruno Senna e caiu para a parte de trás do grid.
Alonso começou em sétimo, conseguiu subir para o terceiro lugar, que lhe daria o título se Vettel estivesse fora da zona de pontuação. O alemão avançou novamente quando veio a chuva. Aconteceu de tudo e a corrida terminou atrás do Safety Car, com Vettel em sexto, o que fez dele o tricampeão mais jovem da história.
Pela primeira vez, quatro pilotos poderiam ganhar o título na última corrida do campeonato. Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Mark Webber e Lewis Hamilton fizeram um jogo de gato e rato, e todo mundo tinha um olho no trabalho sobre o que o adversário poderia fazer.
Alonso ficou preso atrás de Vitaly Petrov, mais lento do que ele, mas que não conseguia superar. Isso custou o título ao espanhol, que viu o campeonato ir para Vettel.
A prova foi caracterizada pela luta entre companheiros de equipe (Nelson Piquet e Nigel Mansell) que largaram na primeira fila. Depois de um problema técnico, Mansell voltou a 29 segundos atrás de Piquet e começou um ataque incrível que excedeu o recorde de volta da pista por 11 vezes. Mas ele poderia alcançar Piquet?
E ele conseguiu na penúltima volta. O Leão veio para a vitória, impulsionado pelos fãs. A multidão foi à loucura.
Lewis Hamilton só precisava terminar em quinto lugar para garantir o campeonato, mas estava em sexto quando faltava apenas uma volta na pista encharcada pela forte chuva de Interlagos. Felipe Massa conseguiu vencer e torcia para as posições se mantivessem quando passou pela linha de chegada.
Mas nas últimas curvas, Hamilton ultrapassou Timo Glock e assim conquistou seu primeiro título mundial.