Pirelli tem interesse em seguir fornecendo pneus para Fórmula 1
FIA lançou esta semana edital de fornecimento para o período 2025-2027 (ou 2028), e marca italiana afirmou que objetivos casam com os da Pirelli
Nesta semana, a FIA lançou o edital para buscar o fornecedor de pneus da Fórmula 1 (e Fórmulas 2 e 3) para o período de 2025 a 2027 (com possível renovação para 2028). A Federação busca um único fornecedor, e a Pirelli, atual parceira da categoria, segue avaliando a proposta, mas afirmou que tem interesse em se inscrever.
A atual licitação vencida pela Pirelli chega ao fim após a temporada 2024 e, nesta quarta-feira (22), a empresa emitiu um breve comunicado afirmando que tem interesse em manter o fornecimento, mas que segue avaliando as diretrizes propostas pela Federação.
"A FIA publicou um edital para participação na próxima licitação de fornecimento de pneus para os principais campeonatos de monopostos - Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula 3 - para o triênio 2025-2027 (com opção até 2028)".
"O documento descreve características técnicas substancialmente alinhadas com os pneus usados hoje e sua relevância para a transferência de tecnologias da pista para a estrada, com ênfase especial na sustentabilidade".
"O quadro descrito pela FIA está intimamente alinhado com a estratégia da Pirelli para o automobilismo e, portanto, é de grande interesse, visto que a empresa é a Global Tire Partner (Parceira Global de Pneus) do esporte há mais de uma década, desde 2011".
"Uma decisão definitiva sobre a participação do processo de seleção da Pirelli será naturalmente tomada após um exame detalhado do documento da FIA".
Mario Isola, Racing Manager di Pirelli Motorsport
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
O release da Pirelli é claro, mas também sugere que podemos ver a fabricante italiana ainda como protagonista da F1, justamente pelos pontos que compõem o edital da FIA.
O concurso constitui a primeira fase do processo de licitação da FIA de um fornecedor exclusivo de pneus para os três campeonatos, buscando a manifestação de todas as marcas interessadas. A escolhida fornecerá os pneus de 18 polegadas a partir de 2025.
Os objetivos da licitação devem permanecer inalterados: as características dos novos pneus ainda mantém muitos pontos em comum com os modelos de 18 polegadas atualmente em uso na F1.
Estes foram atingidos através de várias consultas entre a FIA, a Liberty Media e as equipes. Alguns desses pontos dizem respeito à minimização do superaquecimento e uma degradação menor que a atual, embora a possibilidade de variar as estratégias nas corridas deve permanecer.
O edital fala ainda sobre sustentabilidade. Isso exigirá que os potenciais fornecedores únicos e pneus realizem uma análise do impacto ambiental dos pneus usados na F1.
Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE
Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.