VÍDEO: GP do Vietnã de 2020 terá "muitas opções de ultrapassagem"
Marcado por longas retas e curvas fechadas, circuito na capital vietnamita deve ficar pronto até o começo da temporada 2020 da Fórmula 1
O circuito de Hanói (veja vídeo de simulação virtual abaixo), que sediará o primeiro GP do Vietnã da Fórmula 1 em 2020, oferecerá "muitas opções de ultrapassagem", segundo representante do engenheiro alemão Hermann Tilke, responsável pelo projeto da pista na Ásia.
Em uma área a 20 minutos do centro de Hanói, no distrito de Nam Tu Liem, está sendo realizado um trabalho para a construção de um pitlane e um paddock. Dois terços da pista utilizarão vias públicas já instaladas, enquanto a seção final de alta velocidade e a reta de largada estão sendo construídas do zero.
O circuito é caracterizado por retas longas (a maior delas terá 1,5 km) conectadas por rotatórias em zonas de forte frenagem e curvas apertadas. A intenção é criar um circuito de rua com oportunidades de ultrapassagem, mais parecido com Baku do que com Mônaco.
"Houve uma estreita cooperação com a equipe da Fórmula 1 e com os organizadores de Hanói para projetar o circuito", disse Carsten Tilke, diretor-gerente da empresa do engenheiro alemão. "Eles tiveram muita participação e tivemos muitas discussões sobre como poderíamos criar um bom circuito, não apenas de uma perspectiva de traçado, mas também de oferecer muitas ultrapassagens".
"Claro, estamos fixados em algumas ruas - que são basicamente as retas - mas através de ferramentas de simulação conseguimos criar a melhor pista possível".
A curva no final da reta longa de 1,5 km terá arquibancadas em ambos os lados para criar o que Tilke descreve como uma seção de "estádio". Entre essas arquibancadas e o estádio de futebol estarão as fan zones e a F1 Village, com vendedores incorporando atividades culturais hanoianas e vietnamitas, além da culinária local.
Hanoi F1 circuit paddock rendering
Photo by: Tilke GmbH
O estádio também sediará shows durante o final de semana. Os planos projetam um público de até 100.000 pessoas. O setor em que Tilke está mais animado é a parte final da volta. Neste trecho, sua equipe de design pôde trabalhar livremente, já que não há ruas para se prender.
"Toda a pista tem uma boa combinação de curvas rápidas e longas retas, então será difícil encontrar uma boa configuração para as equipes. Nossas simulações mostraram que a pista oferecerá boas corridas e muitas opções de ultrapassagem. Será difícil conseguir um bom tempo, pois será muito fácil cometer um erro, então esperamos que os pilotos gostem do desafio", disse.
No total, os arquitetos e engenheiros de Tilke terão 18 meses entre o início dos trabalhos e a conclusão da instalação. No início de abril, cinco engenheiros da Tilke mudaram-se para Hanói para viver em tempo integral e trabalhar no projeto. A missão difícil será terminar no tempo.
"Quase tudo está pronto, mas a construção apenas começou recentemente. Temos um monte de máquinas no local para construir tudo. Embora o calendário para 2020 ainda não tenha sido estabelecido, nos foi dado até o início da próxima temporada para Hanói estar pronto".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.