Recomendado para você

F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?

F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: O que forçou a bandeira vermelha no TL2 de Las Vegas?
F1: McLaren e Red Bull trazem atualizações para Las Vegas

F1: McLaren e Red Bull trazem atualizações para Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren e Red Bull trazem atualizações para Las Vegas
F1: Norris lidera TL2 marcado por bandeira vermelha em Las Vegas; Bortoleto é 20º

F1: Norris lidera TL2 marcado por bandeira vermelha em Las Vegas; Bortoleto é 20º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Norris lidera TL2 marcado por bandeira vermelha em Las Vegas; Bortoleto é 20º
F1: Chefe de aerodinâmica da FIA pede demissão e deve se juntar à Alpine

F1: Chefe de aerodinâmica da FIA pede demissão e deve se juntar à Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Chefe de aerodinâmica da FIA pede demissão e deve se juntar à Alpine
F1: Leclerc lidera primeiro treino para GP de Las Vegas; Bortoleto é 19º

F1: Leclerc lidera primeiro treino para GP de Las Vegas; Bortoleto é 19º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc lidera primeiro treino para GP de Las Vegas; Bortoleto é 19º
F1: Leclerc lidera e McLaren sofre, Bortoleto é 19° no TL1 de Las Vegas; confira o Tempo Real da sessão

F1: Leclerc lidera e McLaren sofre, Bortoleto é 19° no TL1 de Las Vegas; confira o Tempo Real da sessão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc lidera e McLaren sofre, Bortoleto é 19° no TL1 de Las Vegas; confira o Tempo Real da sessão
F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike

F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Toto Wolff confirma venda de parte das ações da Mercedes para o CEO da CrowdStrike
Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos

Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup encerra temporada com desafio de longa duração em Interlagos
Últimas notícias

Pneus e ultrapassagens dificultam vida do pole position

Apenas uma das últimas oito provas foi vencida por quem largou em primeiro, mas pilotos veem importância na classificação

Corridas movimentadas, facilidade para se ultrapassar, alta degradação de pneus. Esse combo explica o fato de apenas uma das últimas oito provas ter sido vencida pelo pole position, algo impensável há alguns anos.

O recordista de poles do atual grid, Sebastian Vettel, que largou em primeiro em 38 das 106 corridas que fez na carreira, ainda acredita que a classificação é importante.

“É claro que a classificação é importante – quanto melhor posicionado você estiver, melhor. No entanto, acredito que no domingo os pneus fazem a diferença e, mesmo largando um pouco atrás, ainda dá para ter um bom resultado.”

Outro piloto conhecido pelas boas performances aos sábados, ainda que esteja vivendo momentos difíceis com a Williams nesta temporada, Pastor Maldonado lembra que largar entre os mais rápidos ajuda no ritmo de corrida.

“[A classificação] ainda é bastante importante. Primeiro porque as diferenças entre as equipes e os pilotos são muito pequenas, então, perdendo dois ou três décimos, você já fica muito longe de poder lutar na zona de pontos. Se estiver entre os 10 primeiros, é tudo mais fácil, até porque o ritmo entre os pilotos da frente é mais rápido e você acompanha.”

Por outro lado, um habitué da terceira e quarta filas – largou da quinta à oitava posições em 20 vezes nos últimos 34 GPs – Fernando Alonso reconhece que a classificação já não é tão importante. Em suas últimas cinco vitórias, o espanhol só largou na primeira fila em uma delas, na Alemanha, em 2012. Nas outras, saiu de oitavo (Malásia), 11º (Valência), terceiro (China) e quinto (Espanha).

“O rendimento dos pneus na classificação e nas corridas costuma ser muito diferente e vimos isso no GP da Espanha. A classificação tem sua importância, mas cada vez menor em relação aos últimos anos.”

Artigo anterior Ricardo Maurício vence, com Barrichello em segundo em Salvador
Próximo artigo "Podemos pagar em Mônaco por não classificar bem", alerta Massa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros