Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3

Piloto espanhol se beneficiou de punição a Lewis Hamilton e conseguiu chegar no pódio do GP do Brasil de Fórmula 1
Depois de 100 corridas, Carlos Sainz finalmente conseguiu um pódio na Fórmula 1. O piloto espanhol foi beneficiado por punição ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e conseguiu o primeiro pódio da McLaren após cinco anos.
Leia também:
O resultado no GP do Brasil também fez com que a McLaren garantisse a quarta posição entre os construtores, chamado posto de 'melhor do resto'. Companheiro de Sainz, o novato britânico Lando Norris terminou em oitavo e contribuiu para a festa em Interlagos (veja abaixo).
Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Sainz quebra jejum da McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A última temporada na qual a tradicionalíssima equipe britânica de Woking tinha colocado um representante no top-3 tinha sido no longínquo ano de 2014, quando a escuderia garagista ainda contava com um campeão mundial entre seus competidores.
Trata-se de Jenson Button, campeão de 2009 com a Brawn. O piloto chegou em terceiro na abertura do campeonato de 2014, no GP da Austrália. Entretanto, o britânico não foi quem mais brilhou a bordo do MP4-29 (relembre abaixo todos os carros da McLaren) em Melbourne.
1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C

Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B

Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E

Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren
Seu então companheiro, Kevin Magnussen, atualmente na Haas, chegou em segundo em Albert Park e completou o pódio duplo para o time. Detalhe: era a primeira corrida do piloto dinamarquês na categoria máxima do automobilismo mundial.
Outro aspecto importante da temporada 2014 para a McLaren é o fato de que foi o último ano da equipe com os motores Mercedes, que voltarão a equipar os monopostos de Woking a partir do campeonato de 2021. Relembre todos os carros da parceria McLaren-Mercedes:
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
Pilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Fernando Alonso2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Jenson Button, Sergio Pérez2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Jenson Button, Kevin MagnussenO retorno das unidades motrizes germânicas ao time britânico se dará em momento especial para a F1, já que a categoria estará implementando novos regulamentos. Por isso, as escuderias já se preparam para o futuro, com a McLaren esboçando seu carro de 2021. Veja:
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren
Williams 2021

Foto de: Williams
Williams 2021

Foto de: Williams
Williams 2021

Foto de: Williams
Renault 2021

Foto de: Renault F1
Renault 2021

Foto de: Renault F1
Renault 2021

Foto de: Renault F1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Formula 1
F1 2021

Foto de: Giorgio Piola
F1 2021

Foto de: Scott Mitchell
Efeito solo
A principal mudança para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia ultrapassagens já foi banido da F1 por ser perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre curiosidades sobre o efeito solo:
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images
1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus

Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
2021 - O retorno do efeito solo

Foto de: Giorgio Piola

Artigo anterior
Após pódio, Sainz diz: "GP do Brasil foi minha melhor corrida na F1"
Próximo artigo
F1 considera nova regra para recriar relargada "mágica" do GP do Brasil

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Carlos Sainz Jr. |
Equipes | McLaren |
Autor | Carlos Costa |