Pódio no Japão "é importante" para renovação, diz Domenicali
Italiano diz que decisão não será tomada da noite para o dia, mas elogia a performance do brasileiro em Suzuka
O primeiro pódio em 36 corridas conquistado pelo brasileiro Felipe Massa no GP do Japão pode representar o passo definitivo para a renovação do contrato do piloto com o time italiano. Massa, que não terminava uma prova entre os três primeiros desde o GP da Coreia, realizado em outubro de 2010, vem colecionando boas atuações nas últimas quatro provas, inclusive, marcando mais pontos do que o companheiro e líder do campeonato, Fernando Alonso.
O vice-campeão do mundo de 2008 fez 44 pontos desde o GP da Bélgica, contra 30 do espanhol, que amargou dois abandonos no período. O desempenho do brasileiro também é melhor que o de Mark Webber, da Red Bull, que fez 10 pontos, Lewis Hamilton, da McLaren, com 35, e Kimi Raikkonen, da Lotus, que marcou 41. Todos estão entre os cinco mais bem colocados no Mundial.
A boa sequência vem agradando a Ferrari, de acordo com o chefe da equipe, Stefano Domenicali. “Estamos muito felizes com o desempenho de Felipe, que fez uma corrida excelente e demonstrou durante todo o final de semana estar em grande forma aqui”, afirmou após o GP do Japão em entrevista acompanhada pelo TotalRace. “Ele é um piloto que anda correndo sob pressão e esse resultado – tanto para ele, quanto para a equipe, levando em consideração o que aconteceu com Fernando – é muito importante”.
Na prova japonesa, Alonso abandonou após um toque na primeira volta, complicando-se no campeonato: perdeu 25 dos 29 pontos que tinha de vantagem na liderança em relação ao vencedor da corrida, Sebastian Vettel.
No entanto, Domenicali salientou que a Ferrari não tem pressa para anunciar a renovação. “Não é algo que vamos decidir hoje (domingo) à noite. Mas certamente é um resultado importante.” O presidente da empresa italiana, Luca di Montezemolo, também destacou o trabalho de Massa. “O segundo lugar de Felipe no Japão foi muito importante nesta parte final da temporada, quando sua contribuição é ainda mais vital”, declarou.
Logo após a prova japonesa, o piloto brasileiro, ainda que com cautela, demonstrou estar animado com a possível renovação. “A conversa que tivemos até agora é essa e estou empolgado para que isso aconteça bem rápido”, afirmou ao TotalRace.
Caso Massa seja confirmado para pilotar pela Ferrari no próximo ano, completará sua oitava temporada defendendo o time de Maranello. Entre os pilotos das cinco equipes de ponta – Ferrari, McLaren, Red Bull, Mercedes e Lotus – é o piloto que há mais tempo segue em um mesmo time.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.