Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Por melhor desempenho, Ferrari irá dividir corpo técnico em 2013

Segundo Domenicali, equipes diferentes cuidarão dos carros de 2013 e de 2014, já que regras mudarão bastante

Domenicali anunciou mudanças em Maranello

Depois de uma temporada em que o desempenho e a evolução do carro não foram considerados satisfatórios, mesmo com o vice-campeonato de construtores, a Ferrari resolveu fazer mudanças em seu departamento. Segundo o chefe da equipe, Stefano Domenicali, o time decidiu separar totalmente os projetos dos carros de 2013 e 2014, já que após a próxima temporada as regras irão sofrer grandes mudanças.

"Este ano, vimos que, quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, não somos suficientemente eficientes. Isto, somado às exigências inusitadas que vamos enfrentar em 2013,  nos fizeram optar por dois projetos, com coordenadores diferentes: Simone Resta, um engenheiro que desenvolveu sua carreira em Maranello e é muito eficaz, vai trabalhar no carro de 2013 e Fabio Montecchi vai lidar com o de 2014. E Nikolas Tombazis continua como designer-chefe”, explicou Domenicali ao site oficial da F1. A principal mudança que acontecerá de 2013 para 2014 será a introdução dos motores V6 turbo.

Além dessa divisão de projetos, a Ferrari passará por uma reestrutura de seu departamento técnico no ano que vem. Em 2012, o time verificou um problema em seu túnel de vento e por isso irá usar um que pertence à Toyota e fica em Colônia, na Alemanha. “Como todos sabem, estamos reconstruindo as instalações de Maranello, que ficará fechado até agosto. Nesse período, usaremos o túnel de vento da Toyota, em Colônia. Adotamos também um melhor método de divisão do trabalho entre os que atuam no túnel de vento e aqueles se concentrarão mais no lado criativo”, afirmou o dirigente.

Isso tudo porque a Ferrari considera que não deu aos seus pilotos um carro suficientemente competitivo em 2012. "Estamos bem conscientes de que devemos começar com um carro mais competitivo, como nosso presidente tem exigido", continuou Domenicali, que revelou que o novo carro deve ser lançado pouco antes do início da pré-temporada. “O carro de 2013 será lançado no final de janeiro ou nos primeiros dias de fevereiro. Como de costume, será apenas uma versão de lançamento, já que o carro definitivo será visto nos últimos dias da pré-temporada ou já na Austrália”, comentou.

A pré-temporada da temporada de 2013 começa dia 5 de fevereiro, em Jerez, na Espanha e a primeira corrida do ano, na Austrália, será no dia 17 de março. 

Artigo anterior Montezemolo elogia permanência de Massa e destaca espírito de equipe
Próximo artigo Montezemolo volta a criticar Bernie e pede nova era na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros