Porsche espera por regulamento de motores de 2021 da F1
A Porsche não descarta entrar na Fórmula 1, mas só decidirá após ver regulamento de motores de 2021
As negociações sobre o futuro da F1 ainda estão em andamento. Um dos aspectos mais urgentes é definir o regulamento dos motores para 2021, uma área chave que deverá ser definida em maio. Os fabricantes e as equipes querem saber o mais rápido possível o que enfrentarão para ter tempo de se prepararem.
A Liberty Media apresentou suas propostas para as equipes durante o GP do Bahrein, e a proposta é um motor V6 turbo híbrido de 1.6 litro, sem o MGU-H. Os atuais fornecedores da F1 (Mercedes, Ferrari, Renault e Honda) estão muito atentos ao que vai ser decidido e participam ativamente dos debates, embora também os possíveis novos participantes.
Sabemos que a Aston Martin também participa das conversas, avaliando a possibilidade de se envolver como fornecedora junto de um parceiro, e o mesmo acontece com outros fabricantes. Entre eles, o mais importante seria a Porsche, que no ano passado encerrou seu programa LMP1.
A empresa alemã entrará na Fórmula E a partir de 2019, mas a categoria elétrica não seria sua única motivação. Enquanto que com o 919 Tribute decidiram bater uma série de recordes - o primeiro já caiu em Spa há poucos dias – que poderia servir como uma plataforma de lançamento para um programa na F1.
"A Porsche está pensando em se comprometer com a F1 em 2021", diz Gerhard Berger ao Auto Bild. "Estão esperando para ouvir as novas regras dos motores, que devem ser tornadas públicas em maio, e então decidirão".
Entre os proprietários da F1, há uma clara intenção de atrair novos fabricantes de motores e novos construtores. "Queremos grandes nomes como a Porsche na Fórmula 1 e criamos o ambiente para que isso aconteça", diz Ross Brawn, diretor esportivo da F1.
O interesse da Porsche na F1 não é novo. Em 2017, o diretor financeiro da marca, Lutz Meschke, disse ao Motorsport.com: "A F1 poderia ser um dos lugares certos. Como sabem, a Fórmula E é muito importante para nós neste momento, e a F1 é sempre um bom tema para levar em conta e acho que o debate dos novos motores é muito interessante".
No entanto, mesmo para uma empresa tão icônica como a Porsche, a questão da redução de custos será crucial.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.