Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

"Prost foi melhor que Senna", defende o tricampeão Jackie Stewart

Escocês nunca gostou do estilo agressivo do piloto brasileiro e os dois chegaram a cortar relações

O estilo agressivo de Ayrton Senna nem sempre fez sucesso entre seus pares. Um de seus críticos mais ferozes, o tricampeão Jackie Stewart, sempre criticou o brasileiro pelo número de colisões em que se envolvia e, por isso, defende que seu maior rival, Alain Prost, era um piloto mais completo.

“Sempre critiquei Senna porque, como ele disse em uma entrevista, se houver um espaço você tem de tentar, e se não o fizer, não é um grande piloto. Isso é errado. Ele forçou situações por muitas vezes, então sinto que não posso dizer que ele era o maior piloto da história da Fórmula 1”, afirmou o escocês em sua coluna no Daily Mail.

“Houve muitas vezes em que ele fez coisas intencionalmente que outros grandes não fariam. Fangio não faria. Jim Clark não faria. E Prost também. Acho que Prost é melhor que Senna; o professor era mais completo. Gostava de Ayrton como amigo e amava seu entusiasmo e espírito ao pilotar, mas para ser um grande você precisa fazer isso consistentemente. Ele teve muitas colisões e, inclusive, é por isso que também não considero Michael Schumacher o melhor de todos os tempos.”

As opiniões de Stewart, inclusive, chegaram a interromper a relação dos dois por mais de um ano. Em uma entrevista, o escocês questionou o brasileiro sobre o fato dele ser o campeão com maior número de colisões na carreira até então e o acusou de ter tirado Prost propositalmente do GP do Japão para vencer o campeonato de 1990. Senna, então, disse que jamais voltaria a falar com Stewart.

No ano seguinte, a atitude do brasileiro mudou. “Ele me ligou. Era um cara muito religioso e disse: ‘olha, estou ligando para me desculpar porque agora eu admito que tirei Prost da pista intencionalmente e Deus não me permitiria viver com essa mentira. Vou anunciar isso para a mídia hoje, mas queria que você fosse o primeiro a saber.”

Naquela época, a atitude de Senna em relação à segurança nas pistas havia mudado e o brasileiro passou a contar com a ajuda de Stewart, que lutou para melhorias na década de 1970, para propor mudanças. "Ele tinha amadurecido", concluiu o ex-piloto. Os dois passaram a ter contato constante e o escocês acabou sendo um dos pilotos que carregou o caixão do tricampeão há exatamente 20 anos.
Artigo anterior Em grande fase, Ricciardo mostra alívio por provar que não é "leão de treino"
Próximo artigo Animado com início de ano, Hülkenberg vê Force India forte em Barcelona

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros