Punição de Bearman não era aplicada na F1 há uma década; entenda
Britânico da Haas foi penalizado em 10 posições no grid de largada, mas motivo não foi troca de componentes
Oliver Bearman foi punido em 10 posições no grid durante o segundo treino livre para o GP de Mônaco de Fórmula 1. Uma punição que é, particularmente, histórica.
Uma penalização de dez colocações, geralmente, é aplicada a pilotos que fazem troca de componentes excedendo o limite máximo imposto no regulamento. Normalmente, mudanças 'a mais' na unidade de potência, câmbio e sistemas eletrônicos são responsáveis por fazer com que o piloto 'caia' todas essas posições.
A última vez que isso aconteceu foi em 2024, no GP da Bélgica. Para a corrida em Spa, Max Verstappen introduziu a quinta unidade de potência da temporada, superando as quatro unidades impostas em regulamento pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
E é exatamente por isso que a penalização de Bearman se torna 'histórica': não há registros em mais de uma década de outros pilotos sendo punidos em 10 posições no grid de largada sem ser por troca de componentes. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, durante o terceiro treino livre em Mônaco.
Na ocasião, Pastor Maldonado, piloto da Williams, colidiu com Sergio Pérez - representante da Sauber. Os comissários entenderam que era uma batida evitável e o puniram por conduta antidesportiva. No caso de Bearman, o britânico foi convocado por ter ultrapassado Carlos Sainz em regime de bandeira vermelha - logo após a batida no muro do líder do campeonato Oscar Piastri.
Na decisão, a FIA destacou:
"Bem antes da ultrapassagem, a sessão havia sido sinalizada com bandeira vermelha. A equipe informou o piloto bem tarde, pouco antes da ultrapassagem. No entanto, fica claro pelas
imagens de vídeo que havia um painel luminoso diretamente à frente do piloto que mostrava
a bandeira vermelha; e o painel também indicava a bandeira vermelha bem antes da ultrapassagem
ocorrer.
O regulamento exige que os pilotos reduzam a velocidade "imediatamente" e retornem lentamente
aos seus respectivos boxes (Artigo 2.5.4.1 b)). O mesmo regulamento alerta os pilotos
sobre o fato de que, em uma situação de bandeira vermelha, "ultrapassar é proibido" e que os pilotos devem
"lembrar que veículos de corrida e de serviço podem estar na pista...".
O piloto alegou ter visto as bandeiras vermelhas, mas decidiu não reduzir a velocidade abruptamente
porque sentiu que reduzir a velocidade abruptamente teria sido mais perigoso e que
o que ele fez foi uma maneira mais segura de lidar com a situação.
Discordamos de sua decisão de não tomar medidas para reduzir a velocidade o suficiente para evitar
ultrapassar outro carro e, em vez disso, retornar lentamente aos boxes, conforme necessário.
O propósito de exigir que os pilotos reduzam a velocidade imediatamente é a segurança – eles
não saberão o que está à sua frente ou o motivo da bandeira vermelha ser mostrada. Isso
é particularmente verdade em uma pista como Mônaco.
Nessas circunstâncias, não há fator atenuante para o fato de ele ter ultrapassado um carro
sob bandeira vermelha e, portanto, impusemos uma penalidade de perda de 10 posições no grid
da corrida e 2 pontos de penalidade."
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