Recomendado para você

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Verstappen discorda de Marko e rebate sobre "desinteresse" na F1
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como patrocinador de Colapinto impediu volta de Doohan a Alpine
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Jorge Martelli renova com a Team RC para a temporada 2026 da NASCAR Brasil
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
Conteúdo especial

Punição de Bearman não era aplicada na F1 há uma década; entenda

Britânico da Haas foi penalizado em 10 posições no grid de largada, mas motivo não foi troca de componentes

Oliver Bearman foi punido em 10 posições no grid durante o segundo treino livre para o GP de Mônaco de Fórmula 1. Uma punição que é, particularmente, histórica.

Leia também:

Uma penalização de dez colocações, geralmente, é aplicada a pilotos que fazem troca de componentes excedendo o limite máximo imposto no regulamento. Normalmente, mudanças 'a mais' na unidade de potência, câmbio e sistemas eletrônicos são responsáveis por fazer com que o piloto 'caia' todas essas posições.

A última vez que isso aconteceu foi em 2024, no GP da Bélgica. Para a corrida em Spa, Max Verstappen introduziu a quinta unidade de potência da temporada, superando as quatro unidades impostas em regulamento pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). 

E é exatamente por isso que a penalização de Bearman se torna 'histórica': não há registros em mais de uma década de outros pilotos sendo punidos em 10 posições no grid de largada sem ser por troca de componentes. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, durante o terceiro treino livre em Mônaco.

Na ocasião, Pastor Maldonado, piloto da Williams, colidiu com Sergio Pérez  - representante da Sauber. Os comissários entenderam que era uma batida evitável e o puniram por conduta antidesportiva. No caso de Bearman, o britânico foi convocado por ter ultrapassado Carlos Sainz em regime de bandeira vermelha - logo após a batida no muro do líder do campeonato Oscar Piastri.

Na decisão, a FIA destacou:

"Bem antes da ultrapassagem, a sessão havia sido sinalizada com bandeira vermelha. A equipe informou o piloto bem tarde, pouco antes da ultrapassagem. No entanto, fica claro pelas
imagens de vídeo que havia um painel luminoso diretamente à frente do piloto que mostrava
a bandeira vermelha; e o painel também indicava a bandeira vermelha bem antes da ultrapassagem
ocorrer.

O regulamento exige que os pilotos reduzam a velocidade "imediatamente" e retornem lentamente
aos seus respectivos boxes (Artigo 2.5.4.1 b)). O mesmo regulamento alerta os pilotos
sobre o fato de que, em uma situação de bandeira vermelha, "ultrapassar é proibido" e que os pilotos devem
"lembrar que veículos de corrida e de serviço podem estar na pista...".

O piloto alegou ter visto as bandeiras vermelhas, mas decidiu não reduzir a velocidade abruptamente
porque sentiu que reduzir a velocidade abruptamente teria sido mais perigoso e que
o que ele fez foi uma maneira mais segura de lidar com a situação.

Discordamos de sua decisão de não tomar medidas para reduzir a velocidade o suficiente para evitar
ultrapassar outro carro e, em vez disso, retornar lentamente aos boxes, conforme necessário.
O propósito de exigir que os pilotos reduzam a velocidade imediatamente é a segurança – eles
não saberão o que está à sua frente ou o motivo da bandeira vermelha ser mostrada. Isso
é particularmente verdade em uma pista como Mônaco.

Nessas circunstâncias, não há fator atenuante para o fato de ele ter ultrapassado um carro
sob bandeira vermelha e, portanto, impusemos uma penalidade de perda de 10 posições no grid
da corrida e 2 pontos de penalidade."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Bearman é penalizado em 10 posições por infração de bandeira vermelha em Mônaco; entenda
Próximo artigo F1: Bortoleto analisa sexta-feira em Mônaco e vê possibilidade de ir ao Q2 mais uma vez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros