Raikkonen lidera TL3 em novo domínio da Ferrari na Malásia
Finlandês comanda dobradinha vermelha, enquanto que Mercedes busca alternativas e é novamente discreta; Massa fecha em oitavo
A Ferrari voltou a dominar as ações no terceiro e último treino livre para o GP da Malásia, no circuito de Sepang. Kimi Raikkonen foi o mais veloz no início das atividades de sábado, logo à frente de Sebastian Vettel, enquanto que a Mercedes teve novamente uma sessão discreta.
Raikkonen registrou o melhor tempo do treino, 1min31s880, no início da segunda metade da sessão. O finlandês superou Vettel poucos segundos após o alemão assumir a ponta do treino. Com 1min31s880, o tempo, porém, ainda ficou distante do melhor obtido na sexta-feira, na casa de 1min31s2.
Além disso, a Ferrari viveu um momento de preocupação nos instantes finais, quando Vettel, aparentando problemas mecânicos, precisou andar em baixa velocidade, em segunda marcha, até conseguir levar seu carro novamente aos boxes.
Depois de uma sexta-feira repleta de dificuldades, a Mercedes voltou a se apresentar de forma apagada. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton se dividiram nos ajustes e utilizaram configurações diferentes – as novas peças ficaram com o finlandês, enquanto que o inglês usou o pacote antigo.
Contudo, o resultado não foi muito diferente. Bottas fechou em quarto lugar, 0s4 atrás de Vettel e imediatamente à frente de Hamilton. Os dois ainda ficaram atrás de Daniel Ricciardo, mais bem classificado com a Red Bull.
Max Verstappen fechou o top 6 após protagonizar um lance bizarro nos intantes finais, quando foi atingido por Jolyon Palmer na última curva do circuito. O inglês vinha em volta rápida e colidiu com sua asa dianteira na roda traseira do holandês, que, assim, sofreu um furo de pneu.
Felipe Massa mostrou rendimento competitivo com a Williams, terminando o treino em oitavo, dividindo as duas Force India. Já Pierre Gasly, estreante do fim de semana, foi 16º, logo atrás de Carlos Sainz.
Classificação - treino livre 3:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 19 | 1'31.880 | 217.183 | ||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 14 | 1'32.042 | 0.162 | 0.162 | 216.801 |
3 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 16 | 1'32.091 | 0.211 | 0.049 | 216.685 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 24 | 1'32.329 | 0.449 | 0.238 | 216.127 |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 20 | 1'32.539 | 0.659 | 0.210 | 215.636 |
6 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 17 | 1'32.579 | 0.699 | 0.040 | 215.543 |
7 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 20 | 1'33.209 | 1.329 | 0.630 | 214.086 |
8 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 20 | 1'33.240 | 1.360 | 0.031 | 214.015 |
9 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 21 | 1'33.290 | 1.410 | 0.050 | 213.900 |
10 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 16 | 1'33.321 | 1.441 | 0.031 | 213.829 |
11 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 17 | 1'33.530 | 1.650 | 0.209 | 213.351 |
12 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 21 | 1'33.538 | 1.658 | 0.008 | 213.333 |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 10 | 1'33.787 | 1.907 | 0.249 | 212.767 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 14 | 1'33.871 | 1.991 | 0.084 | 212.576 |
15 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 22 | 1'33.924 | 2.044 | 0.053 | 212.456 |
16 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 24 | 1'34.206 | 2.326 | 0.282 | 211.820 |
17 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 12 | 1'34.475 | 2.595 | 0.269 | 211.217 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 19 | 1'34.914 | 3.034 | 0.439 | 210.240 |
19 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 19 | 1'34.936 | 3.056 | 0.022 | 210.192 |
20 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 19 | 1'35.045 | 3.165 | 0.109 | 209.951 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.