Raikkonen precisa do carro na mão para ir bem, diz engenheiro demitido
Pat Fry trabalhou com o finlandês por cinco temporadas na McLaren e perdeu emprego na Ferrari no final de 2014
[publicidade] “Há duas questões. A primeira é que Fernando é mais adaptável e a segunda é que as limitações do carro e dos pneus dificultaram especialmente o estilo de pilotagem de Kimi”, explicou o engenheiro, ex-diretor técnico da Ferrari, recentemente demitido.
“É comum que, quando a dianteira está do jeito que ele gosta, a traseira se torna um problema. De certa forma, com compostos mais macios não é um problema – e Cingapura foi um bom exemplo. Mas geralmente, nos carros atuais, você começar a economizar combustível e perde temperatura nos pneus, perdendo equilíbrio. Depois você força e isso volta. Fernando trabalha o carro e o pneu de forma que consegue lidar com os problemas. Quando mais duro você for com os pneus dianteiros, melhor será.”
Fry lembra que Raikkonen tem o mesmo estilo de pilotagem dos primeiros anos de carreira, quando esteve na McLaren – de 2002 a 2006 – e obrigou o time a desenvolver suspensões dianteiras diferentes para atender a suas demandas.
“Kimi era exatamente assim na McLaren. Ele era muito sensível com a dianteira. Quando tínhamos ele e Montoya juntos tivemos cerca de sete suspensões dianteiras diferentes. Para tirar o máximo de Kimi é preciso dar a ele o carro para fazer isso.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.