Últimas notícias

Renault é desclassificada do GP do Japão após denúncia da Racing Point

Protesto da Racing Point surte efeito e Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg têm resultados anulados

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19, leads Sergio Perez, Racing Point RP19, and Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19, leads Sergio Perez, Racing Point RP19, and Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Mark Sutton / Motorsport Images

A Renault foi considerada culpada por usar um auxílio ilegal aos pilotos em seus carros no GP do Japão de F1. Logo após a prova, a Racing Point havia entrado com um protesto contra o sistema nos freios do time da montadora francesa.

Em uma audiência realizada pela FIA em Genebra nesta quarta-feira, foi decidido que esse sistema usado por Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg em Suzuka não violou os regulamentos técnicos, mas foi classificado como auxílio ao piloto.

Leia também:

Como resultado, Ricciardo e Hulkenberg foram destituídos do sexto e 10º lugares, respectivamente. A Renault tem até quinta-feira para recorrer da decisão.

A Racing Point argumentou que o sistema era contrário ao Artigo 27.1 dos regulamentos esportivos da F1, que exigem que um piloto conduz o carro sozinho e sem ajuda. Além disso, considerou que os artigos 11.1.3, 11.1.4 e 8.6.3 dos regulamentos técnicos, que proíbem os dispositivos elétricos que alteram o equilíbrio dos freios ou qualquer sistema não controlado pelo piloto, foram violados.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A Renault insistiu que seu sistema de ajuste de freio estava dentro dos regulamentos técnicos. Ela ofereceu todos os detalhes do sistema à FIA, mas estes foram mantidos em sigilo e não foram revelados ao público.

Após uma audiência de teleconferência entre os comissários do GP do Japão, foi concluído que o sistema da Renault cumpria os regulamentos técnicos.

Os comissários descobriram que:

  1. O software do controlador do freio traseiro usado pela Renault é parte integrante do sistema de controle referido no Artigo 11.9 da FIA. Como tal, é utilizado em conformidade com o Artigo 11.1.3 e 11.1.4 do Regulamento Técnico da FIA de Fórmula 1.
  2. O sistema de controle descrito não está predefinido, depende da distância da volta, conforme alegado.
  3. Os pilotos da Renault usam botões montados no volante para controlar o equilíbrio dos freios, em conformidade com o Artigo 8.6.3 dos Regulamentos Técnicos da FIA. Eles estão conectados à ECU padrão da FIA.
  4. Dado o exposto, os Comissários concluem que, embora a Renault tenha usado soluções inovadoras para explorar certas ambiguidades nos Regulamentos Técnicos e outros documentos de suporte, seu sistema não viola nenhum Regulamento Técnico atual.

No entanto, apesar de claro que o sistema estava em conformidade com as regras técnicas, os comissários consideraram que o dispositivo era um auxílio ilegal ao piloto.

Eles acrescentaram: “O sistema de ajuste da equilíbrio de freio em questão atua como auxílio ao piloto, o poupando de fazer vários ajustes durante uma volta.”

“Os comissários observam que há uma distinção clara entre esse sistema e um que fornece controle real de feedback, que poderia substituir as habilidades ou reflexos do piloto. No entanto, ainda é um auxílio e, portanto, viola o Artigo 27.1 da FIA.”

A decisão de desqualificar Ricciardo e Hulkenberg da corrida de Suzuka foi tomada porque sentiram que eles haviam ganho uma vantagem com o sistema.

Devido à natureza única da audiência, foi proposto um prazo estendido caso a Renault decidisse recorrer da penalidade. Ela tem até 10 horas da manhã do México para notificar a FIA de sua intenção de apelar, se assim desejar.

Veja como ficou o resultado final do GP do Japão após a desclassificação da Renault

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

4 - Alex Albon, Red Bull RB15

4 - Alex Albon, Red Bull RB15

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

6 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,

6 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

7 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

7 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

8 - Sergio Pérez, Racing Point RP19

8 - Sergio Pérez, Racing Point RP19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

9 - Lance Stroll, Racing Point RP19

9 - Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

10 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

10 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

11 - Lando Norris, McLaren MCL34

11 - Lando Norris, McLaren MCL34

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

12 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

12 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

13 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

13 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

14 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

14 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

15 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

15 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

16 - George Russell, Williams Racing FW42

16 - George Russell, Williams Racing FW42

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

17 - Robert Kubica, Williams FW42

17 - Robert Kubica, Williams FW42

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

18 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

18 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

DESCLASSIFICADO: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

DESCLASSIFICADO: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

DESCLASSIFICADO: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

DESCLASSIFICADO: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Pérez diz que situação de Hulkenberg mostra lado "triste" da F1
Próximo artigo Hexa de Hamilton e outros pontos chave estão em jogo no GP do México de F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil