Renault pede para Verstappen manter foco no carro
A Renault acredita que Max Verstappen precisa se concentrar em seu carro, ao invés de julgar a mudança da Red Bull para um motor de especificação mais antiga
Max Verstappen disse na semana passada na Rússia que a mudança da Red Bull para versão antiga do motor Renault não poderá ser usada em altitudes elevadas como no México e no Brasil.
O chefe da Renault na Fórmula 1, Cyril Abiteboul, disse que essa mudança foi acordada como parte de um plano de motores que a Red Bull solicitou, e também negou que o motor de última geração sofreria mais do que seria normal nessas corridas.
"Eu acho que qualquer motor não é tão bom em alta altitude", disse Abiteboul. "Mas eu acho que o aumento de potência que vimos teria sido igual em uma pista como a do México.”
"Então, não, eu não concordo com esses comentários e, em geral, acho que Max deveria se concentrar no carro.”
"Nós temos preocupações de dirigibilidade e, portanto, ficou claro que o motor introduzido para Max não seria capaz de fazer todas as corridas.”
"Foi decidido ir para uma especificação diferente, mas voltando ao plano acordado com o departamento de engenharia da Red Bull."
A Renault deixou claro que a especificação C carregava um risco, como mostrado pela equipe de trabalho que decide não ter o motor atualizado.
Abiteboul disse que a realidade "é sempre um pouco mais direta" e "é a execução de um plano previamente acordado com todas as partes interessadas, em particular com a Red Bull".
"A especificação C é um bom passo, é um passo que todos reconhecem na Red Bull ser um passo claro na potência.”
"Isso vem também com um certo número de limitações. Isso era parte do plano de apresentar um estágio posterior um novo com especificação B.
"É um pouco incomum em termos de padrão, mas é um padrão, um plano que foi acordado especificamente a pedido da Red Bull."
A Red Bull sofreu problemas de dirigibilidade em Singapura, principalmente no primeiro treino livre, mas também na classificação.
Abiteboul disse que Verstappen é "um piloto muito exigente que não é tão quieto também" e sugeriu que o companheiro de equipe do holandês, Daniel Ricciardo, descobriu como lidar melhor com esses problemas.
"Daniel conseguiu encontrar algumas soluções alternativas para contornar as limitações do motor no TL1 em Singapura", disse.
"Isso não elimina o fato de que deveríamos ter feito um trabalho melhor, proporcionando a dirigibilidade aos dois pilotos em Singapura", concluiu.
Confira o guia do circuito de Sochi
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