Ricciardo cresce no fim e marca a pole no México
Australiano vê Verstappen dominar parte do fim de semana, mas reage na última volta do Q3 para largar na frente
Daniel Ricciardo conquistou a pole position para o GP do México de 2018, superando nos instantes finais seu parceiro de equipe, Max Verstappen, que vinha dominando o fim de semana até então.
O australiano cravou a volta de 1min14s759 em sua última tentativa no Q3, o que foi suficiente para deixá-lo apenas 0s026 à frente de seu colega. Esta foi a segunda pole position do australiano e da Red Bull na temporada - a outra foi em Mônaco, prova em que Ricciardo venceu.
Lewis Hamilton ficou com o terceiro lugar, 0s1 atrás das duas Red Bull. O inglês, que precisa de apenas um sétimo lugar para conquistar o título no domingo, superou em sua última tentativa Sebastian Vettel, o quarto colocado. Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen completam os seis melhores.
A fase final da classificação ainda teve participação dos dois carros da Renault, que ficaram em sétimo e oitavo com Nico Hulkenberg e Carlos Sainz, e da Sauber, com Charles Leclerc e Marcus Ericsson.
Q1: Mercedes faz dobradinha; Haas é eliminada
Sob um céu nublado, a sessão começou com as duas Mercedes indo à pista com os pneus ultramacios – ao contrário do que fizeram todos os outros pilotos, que adotaram os hipermacios, que são os pneus mais velozes do fim de semana.
Vettel registrou logo em sua primeira tentativa o tempo de 1min16s089, que foi o tempo mais veloz do fim de semana até o momento. O alemão da Ferrari abriu inicialmente grande vantagem para os concorrentes mais próximos, especialmente os pilotos da Mercedes, com Hamilton 0s3 atrás.
No entanto, a Red Bull mostrou sua força logo nas primeiras voltas, a menos de 10 minutos para o fim do Q1: Verstappen assumiu a ponta, com 1min15s756, 0s1 à frente de Ricciardo, que pulou para segundo.
Nos instantes finais do Q1, Hamilton e Bottas puseram os pneus hipermacios e mostraram uma competitividade que não havia aparecido no fim de semana até então: o finlandês fez o melhor tempo, com 1min15s580, 0s093 à frente do inglês. Isso jogou Verstappen e Ricciardo para terceiro e quarto, respectivamente, ainda à frente de Vettel.
Os carros da Force India cresceram nos instantes derradeiros, e Sergio Pérez pulou para sexto, com Esteban Ocon em sétimo. Assim, Raikkonen ficou somente em oitavo, com Hulkenberg e Hartley completando o top 10.
Os eliminados da primeira fase foram Romain Grosjean (que ainda perderá três posições no grid devido a uma punição), Stoffel Vandoorne, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Sergey Sirotkin.
Q2: Verstappen lidera com top 6 de ultramacios
Pouco após a luz verde, os favoritos (Red Bull, Ferrari e Mercedes) foram à pista com os ultramacios - já que os pilotos que avançam ao Q3 têm de largar na corrida com os pneus de suas melhores voltas no Q2. Assim, as grandes equipes tentaram arriscar e avançar com os ultramacios, que são mais adequados para a corrida do que os hipermacios.
Verstappen se sobressaiu na primeira rodada de voltas, com 1min15s640, apenas 0s004 mais rápido que Hamilton. Vettel, o terceiro, também não vinha muito atrás, com 0s075 de atraso.
O sexteto retornou à pista na fase final do Q2 com pneus hipermacios, por precaução, mas ninguém melhorou, de modo que as posições se mantiveram. Do primeiro ao sexto lugar, Verstappen, Hamilton, Vettel, Ricciardo, Bottas e Raikkonen avançaram ao Q3 e largarão na prova de ultramacios.
Também avançaram ao Q3 os carros de Renault e Sauber, com Hulkenberg, Sainz, Leclerc e Ericsson, estes com hipermacios.
Os carros da Force India não usaram os pneus mais velozes no Q2, o que deixou Ocon em 11º e Pérez em 13º. Entre eles ficou Alonso, eliminado em 12º. Hartley, que cometeu um erro em sua volta decisiva, e Gasly, que não andou na fase (já que ele largará do último lugar de qualquer jeito devido a uma punição por troca de peças no motor) foram os demais eliminados.
Q3: Ricciardo cresce no fim e crava a pole
Sem perder muito tempo, os ponteiros foram à pista para suas primeiras tentativas de olho na pole position. Vettel bateu o recorde da pista ao marcar 1min14s970, mas foi superado por Verstappen – 1min14s785.
Hamilton terminou a primeira rodada em terceiro, com um déficit de 0s2, à frente de Ricciardo, Bottas e Raikkonen.
Na segunda tentativa, Ricciardo encaixou volta competitiva para bater Verstappen por apenas 0s026, sendo que o holandês sequer melhorou seu tempo. Hamilton ficou em terceiro, com Vettel, Bottas e Raikkonen fechando o top 6.
Hulkenberg, Sainz, Leclerc e Ericsson completaram os dez melhores, nesta ordem.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Tempo | Diferença | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'14.759 | 207.257 | |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'14.785 | 0.026 | 207.185 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'14.894 | 0.135 | 206.884 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'14.970 | 0.211 | 206.674 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'15.160 | 0.401 | 206.152 |
6 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'15.330 | 0.571 | 205.686 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'15.827 | 1.068 | 204.338 |
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'16.084 | 1.325 | 203.648 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 1'16.189 | 1.430 | 203.367 |
10 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'16.513 | 1.754 | 202.506 |
11 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'16.844 | 2.085 | 201.634 |
12 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 1'16.871 | 2.112 | 201.563 |
13 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'17.167 | 2.408 | 200.790 |
14 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 1'17.184 | 2.425 | 200.746 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'16.911 | 2.152 | 201.458 |
16 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 1'16.966 | 2.207 | 201.314 |
17 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'17.599 | 2.840 | 199.672 |
18 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'17.689 | 2.930 | 199.441 |
19 | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 1'17.886 | 3.127 | 198.936 |
20 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.