Ricciardo critica decisão de TL2 acontecer sem fãs na arquibancada e pede que F1 coloque segurança dos pilotos em 1º lugar

Australiano ficou preocupado com o ocorrido com Carlos Sainz durante o TL1 em Las Vegas

Police eject fans from a grandstand

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Daniel Ricciardo admitiu que o atraso para o começo do TL2 do GP de Las Vegas de Fórmula 1 inicialmente não pareceu valer a pena, em meio à retirada dos fãs das arquibancadas por conta da falta de logística devido ao horário em que a sessão iria acontecer.

Leia também:

A tão esperada volta da F1 pelas ruas de Las Vegas teve um obstáculo logo no início, quando os carros de Carlos Sainz e Esteban Ocon deslocaram as tampas dos bueiros, o que danificou os chassis de ambos e fez com que o TL1 fosse cancelado após oito minutos.

Após a aplicação de reparos de emergência nas 30 tampas semelhantes ao redor do circuito de rua de 6,2 km, o TL2 acabou sendo transferido para as 7h30 da manhã, horário de Brasília, em vez do horário original de 5h.

A sessão transcorreu sem incidentes, mas também sem torcedores. Devido a restrições logísticas e de pessoal, todos os espectadores foram convidados a deixar o circuito a partir da 1h30 da manhã, hora local, o que significa que o evento mais caro do ano da categoria realizou sua primeira sessão completa de treinos em frente a arquibancadas vazias.

Ricciardo, da AlphaTauri, disse que sentia pena dos fãs que gastaram seu suado dinheiro em ingressos para assistir a apenas oito minutos de ação, e admitiu que a tão atrasada sessão TL2 inicialmente não parecia valer a pena.

"Obviamente, agora que fizemos uma sessão, parece que valeu mais a pena. Mas à 1h30 da manhã não parecia valer. Todo mundo estava pensando em fazer isso amanhã", disse ele. "Obviamente, não conheço os prós e contras da disponibilidade da pista e, obviamente, não é um circuito convencional, portanto, não podemos simplesmente chegar aqui de manhã. Tenho certeza de que há algumas limitações das quais estamos um pouco à mercê."

"A situação da arquibancada, obviamente, é uma chatice. Mas acho que se não tivéssemos feito o TL2, ele provavelmente teria sido cancelado e teríamos ido para o TL3. Então, pelo menos assim, talvez os fãs pudessem pelo menos assistir na TV. Tentamos ser positivos. Mas, sim, é obviamente uma situação difícil."

"Mas também não quero criticar demais o esporte. É a primeira vez aqui, é um projeto enorme e, infelizmente, as coisas aconteceram, mas acho que eles fizeram o melhor que puderam com o que tinham."

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Foto de: Motorsport Images

Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04

Ricciardo ficou alarmado com o acidente de Sainz no TL1, que ocorreu na parte mais rápida da pista, ao longo da Strip, e não apenas destruiu o chassi do espanhol e outras peças essenciais do carro, mas também danificou seu assento.

O australiano sentiu que as preocupações sobre se o produto na pista recebeu ou não o mesmo nível de cuidado que a extravagância fora da pista era um ponto válido de crítica.

"É uma pergunta justa, eu acho", respondeu ele. "O mais importante é a segurança. Felizmente, Carlos está bem, mas essas coisas poderiam ser maiores e ter consequências maiores. Acho que é fácil dizer, agora que fizemos uma cerimônia de abertura e estamos nos concentrando em outras coisas, mas será que eles realmente fizeram a devida diligência na pista?

"Então, com tudo o que aconteceu hoje, você pode fazer algumas perguntas como: será que eles fizeram o suficiente? Mas essa, com certeza. Não posso me esquivar dela. É uma questão de segurança. O fato de estarmos aqui até tarde, tudo bem, mas acho que a questão da segurança é algo que espero que eles levem muito a sério."

Ricciardo, que terminou a sessão em 19º, enquanto Sainz foi o segundo colocado em um carro reserva, achou que a penalidade do espanhol no grid por ter levado uma bateria nova foi injusta, dadas as circunstâncias atenuantes.

"Isso não é justo", ele deu de ombros. "Com isso, você pensaria que eles teriam um pouco de bom senso, então não, não concordo com isso. De forma alguma."

Reportagem adicional de Mandy Curi

LECLERC lidera 1-2 da Ferrari, com ALONSO 3º e Verstappen só 6º no TL2 de Vegas. Hamilton é 9º

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Vasseur dispara contra penalidade imputada a Sainz em Las Vegas: "Grande golpe"
Próximo artigo Leclerc, Russell, Rosberg e cia: relembre outros incidentes com bueiros na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil