Recomendado para você

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup recebe FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em São João da Boa Vista, neste fim de semana

Ricciardo era "passageiro" no confronto de Baku, disse Brawn

Diretor esportivo da Fórmula 1 acredita por causa das regras aerodinâmicas atualmente em vigor australiano virou passageiro

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
The damaged car of Max Verstappen, Red Bull Racing
The damaged car of Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing walks away following his crash
The damaged car of Daniel Ricciardo, Red Bull Racing is recovered by the marshals
Max Verstappen, Red Bull Racing walks away following his crash
The damaged car of Daniel Ricciardo, Red Bull Racing is recovered by the marshals

Daniel Ricciardo acabou atingindo a traseira de Max Verstappen na freada da primeira curva em Baku, com a Red Bull perdendo os dois pilotos e a FIA dando uma reprimenda a ambos.

Ross Brawn, falando sobre o fim de semana, em material divulgado pela F1, não chegou a atribuir culpa ao incidente.

"Não quero comentar sobre quem pode ser considerado responsável ou como uma equipe deve administrar esses problemas durante uma corrida, mas acho que a decisão dos comissários de repreender os dois pilotos foi correta", disse Brawn.

“Mas gostaria de destacar um ponto técnico. Uma vez que Daniel se estabeleceu em sua linha e Max mudou de direção bloqueando essa linha, o australiano se tornou um passageiro."

“A perda de downforce experimentada por Ricciardo na esteira do carro de Verstappen teria deixado o carro impossível de ser parado.”

“Muitas vezes pensamos em downforce nas curvas, mas o impacto que a aderência extra tem na frenagem é enorme. Tire essa aderência na freada e o que aconteceu no domingo foi inevitável.”

Acidente destaca problema aerodinâmico

Brawn disse que o incidente foi oportuno, uma vez que destacou os problemas aerodinâmicos que sua equipe está enfrentando com mudanças para 2021, mas também as medidas adotadas para o próximo ano pela Comissão da Fórmula 1 nesta semana.

"Embora este tenha sido um exemplo muito severo, isso destacou mais uma vez a necessidade de encontrar uma maneira de desenvolver as regras para tornar os carros mais viáveis nessas condições", disse ele. “A decisão do Grupo de Estratégia e da Comissão de F1, sancionada pelo Conselho Mundial da FIA, de aprovar uma série de modificações aerodinâmicas, visando promover corridas mais próximas e mais ultrapassagens para a temporada de 2019, é definitivamente um passo importante.”

“Também é importante notar que a decisão foi tomada após um intenso período de pesquisas sobre as propostas da FIA, que foram feitas com o apoio da Fórmula 1 e conduzidas pela maioria das equipes.”

“Mostrou bom espírito e uma boa maneira de trabalhar juntos para uma melhor e mais espetacular Fórmula 1, que é o que a FIA, a Fórmula 1, as equipes e, o mais importante, os fãs querem. Bravo."

Artigo anterior Os segredos por trás da suspensão dianteira da Mercedes
Próximo artigo Latifi vai pilotar carro da Force India nos testes de Barcelona

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros