Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Últimas notícias

Rivais deverão copiar unidade de potência da Mercedes

Expectativa é do chefe de operações da Force India, que espera perder parte da vantagem de 2014

A tabela do campeonato tem as quatro equipes equipadas com unidades de potência da Mercedes entre as seis melhores, mas o chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer, acredita que a história pode ser diferente na próxima temporada, quando todos os fornecedores poderão alterar seus motores.

“Não entendo a direção estratégica das outras unidades de potência, mas tenho certeza de que, na Fórmula 1, cada um olha para o que o outro está fazendo, e se eles acreditam que é algo que eles não perceberam... é assim que a indústria funciona.”

[publicidade] Para o profissional, são dois os principais fatores que explicam a vantagem da Mercedes em relação aos concorrentes.

“A Mercedes gastou muito tempo e muitos recursos para ter uma infraestrutura que permita o desenvolvimento da unidade de potência sem precisar de testes de pista, e acreditamos que as outras equipes talvez não tenham investido tanto nesta área”, explica. “Também sabíamos que a Mercedes faria toda a unidade de potência sem comprar peças de terceiros – e a integração era importante.”

Mesmo com as restrições nas regras aerodinâmicas e a possibilidade de obter mais ganhos melhorando as unidades de potência do que os projetos dos carros em si, o engenheiro ainda aposta que o chassi seguirá sendo importante.

“Olhe a Mercedes: acredito que o carro deles seria bom o bastante para vencer mesmo com um motor Renault ou Ferrari. O pacote aerodinâmico é bom, o mecânico também, eles entender os pneus, têm bons pilotos e estratégia. Eles vão vencer mesmo com outro motor. Talvez a importância do motor tenha aumentado, mas ainda não é uma fórmula totalmente dependente do motor.”
 
Artigo anterior “Havia pânico quando cheguei”, diz novo diretor técnico da Williams
Próximo artigo "A vida para mim é uma luta", filosofa Fernando Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros