Rosberg domina sexta-feira no Japão; Massa é 11º
Piloto alemão dribla problema técnico no início do TL2 para bater Hamilton nas duas sessões e ficar com melhor tempo do dia
Buscando sua primeira vitória no GP do Japão após largar na pole position das duas últimas edições da prova em Suzuka, Nico Rosberg foi o mais rápido desta sexta-feira (7), primeiro dia de atividades para o GP do Japão de 2016.
Líder do campeonato por 23 pontos à frente de Lewis Hamilton com cinco provas para o fim, Rosberg cravou tempo de 1min32s250, batendo o atual tricampeão do mundo por apenas 0s072. Ainda assim, o treino reservou drama para Nico no início, já que ao ir para a pista muita fumaça saiu de seu motor.
Desta vez a Ferrari esteve mais próxima - Kimi Raikkonen foi o terceiro mais veloz desta sessão a 0s323 da melhor volta de Rosberg. Max Verstappen foi o quarto, à frente de Sebastian Vettel, que fechou o top-5. Daniel Ricciardo foi apenas o 12º.
Felipe Massa chegou a figurar no top-10, mas no fim ficou com o 11º tempo. Seu companheiro, Valtteri Bottas, foi o nono colocado. Felipe Nasr foi o 19º, à frente do companheiro Marcus Ericsson, que ficou em 22º e último.
Os carros foram rapidamente para a pista no início dos 90 minutos de sessão. Sebastian Vettel foi o mais rápido, cravando 1min34s150 de pneus duros. O dinamarquês Kevin Magnussen protagonizou a primeira ocorrência do treino, ao sair da pista no hairpin. O piloto da Renault conseguiu retornar aos boxes.
Quem saiu da pista também foi Daniil Kvyat, na última curva da pista de Suzuka. Após rodar, o russo conseguiu voltar aos pits.
Após sair dos boxes com o motor fumando, Nico Rosberg superou Vettel com 1min33s758, mas viu Lewis Hamilton o batendo por boa margem, com 1min33s475.
De pneus macios, Sebastian Vettel abaixou o tempo para 1min33s103, mas a alegria do alemão durou pouco: Rosberg melhorou para 1min32s250 com os pneus de banda amarela. Hamilton não conseguiu superar Rosberg de pneus macios, ficando a 0s072 do tempo do parceiro.
O treino entrou em Safety Car Virtual em sua metade após um problema mecânico enfrentado por Esteban Gutierrez.
Na parte final o treino esfriou, com os pilotos fazendo simulações de corrida com tanque cheio.
A terceira sessão de treinos livres tem início marcado para a meia-noite deste sábado no horário de Brasília. Já a classificação acontece às 3h da manhã.
Resultado
Pos. | Piloto | Chassi | Motor | Vts. | Tempo | Dif. | Int. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes | 35 | 1'32.250 | ||
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 35 | 1'32.322 | 0.072 | 0.072 |
3 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 26 | 1'32.573 | 0.323 | 0.251 |
4 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 29 | 1'33.061 | 0.811 | 0.488 |
5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 34 | 1'33.103 | 0.853 | 0.042 |
6 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 37 | 1'33.570 | 1.320 | 0.467 |
7 | Nico Hulkenberg | Force India | Mercedes | 35 | 1'33.873 | 1.623 | 0.303 |
8 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 37 | 1'33.985 | 1.735 | 0.112 |
9 | Valtteri Bottas | Williams | Mercedes | 33 | 1'34.028 | 1.778 | 0.043 |
10 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Ferrari | 33 | 1'34.086 | 1.836 | 0.058 |
11 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 33 | 1'34.127 | 1.877 | 0.041 |
12 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 29 | 1'34.150 | 1.900 | 0.023 |
13 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 33 | 1'34.241 | 1.991 | 0.091 |
14 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Ferrari | 27 | 1'34.305 | 2.055 | 0.064 |
15 | Kevin Magnussen | Renault | Renault | 36 | 1'34.339 | 2.089 | 0.034 |
16 | Jenson Button | McLaren | Honda | 29 | 1'34.398 | 2.148 | 0.059 |
17 | Esteban Gutierrez | Haas | Ferrari | 11 | 1'34.643 | 2.393 | 0.245 |
18 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 40 | 1'34.760 | 2.510 | 0.117 |
19 | Felipe Nasr | Sauber | Ferrari | 26 | 1'34.824 | 2.574 | 0.064 |
20 | Pascal Wehrlein | Manor | Mercedes | 30 | 1'35.292 | 3.042 | 0.468 |
21 | Esteban Ocon | Manor | Mercedes | 37 | 1'35.400 | 3.150 | 0.108 |
22 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 26 | 1'36.318 | 4.068 | 0.918 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.