Rosberg faz a pole em treino marcado por batida de Hamilton
Vice-líder do campeonato vai largar apenas em 15º; Williams aparece como segunda força e Massa é segundo
Q1
A primeira parte da classificação foi marcada por uma batida forte de Lewis Hamilton, que vinha melhorando seu tempo depois de fazer a segunda marca, atrás de Valtteri Bottas, quando perdeu sua Mercedes. Via rádio, o inglês acusou uma falha no freio, confirmada pela equipe.
[publicidade]A batida causou danos na barreira de proteção e causou uma bandeira vermelha com mais de sete minutos para o final da sessão. Mesmo assim, Hamilton tinha feito um tempo bom o suficiente para passar para a segunda parte do treino. No momento da paralização, Nico Rosberg ainda não havia marcado tempo, mas os demais pilotos que costumam ocupar as primeiras posições já haviam garantido marcas com os pneus macios.
Assim que a sessão foi reiniciada, Rosberg foi à pista com os pneus supermacios para superar o tempo de Bottas por meio segundo. A diferença entre os dois compostos obrigou vários pilotos a voltar à pista, como foi o caso de Felipe Massa, ao contrário do companheiro Bottas. O brasileiro se garantiu com o cronômetro já zerado.
Assim, Adrian Sutil ficou com a 17ª colocação, seguido por Jules Bianchi, Pastor Maldonado, Kamui Kobayashi, Max Chilton e Marcus Ericsson. Hamilton acabou ficando com o melhor tempo no Q1, mas com a 16ª posição no grid, por não ter participado do restante da sessão.
Q2
Ninguém arriscou na segunda parte da classificação e todos saíram diretamente com os supermacios. E mais uma vez Bottas mostrou-se rápido, apenas dois décimos mais lento que Rosberg.
Na segunda tentativa, Massa conseguiu ficar perto do companheiro e ficou com o terceiro lugar, passando para a última parte da classificação com Vettel, Magnussen, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Kvyat e Perez. Pior para Button e Raikkonen, que ficaram pelo meio do caminho ao lado de Hamilton, Vergne, Grosjean e Gutierrez, que carregava uma punição com a perda de três posições pelo acidente em Silverstone, com Pastor Maldonado. Com isso, Hamilton larga em 15º e o mexicano cai para o 17º posto.
Q3
Depois das primeiras tentativas da parte final da classificação, Rosberg mostrou a força da Mercedes, mais de meio segundo mais rápido que Bottas, com Massa em terceiro e Vettel em quarto.
Na segunda tentativa, Massa e Bottas chegaram a melhorar, mas não conseguiram superar Rosberg, mesmo antes do alemão ter dado sua última volta rápida. Vettel foi superado por Ricciardo e por Magnussen, que larga em quarto. Completaram o top 10 Alonso, Kvyat, Hulkenberg e Perez.
A largada para o GP da Alemanha será às 9h pelo horário de Brasília. Acompanhe a corrida pelo twitter @totalracebr.
Confira o grid:
*perde três posições
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.