Russell: Base para recuperação da Williams demorou mais que o esperado
Piloto britânico calcula que a taxa de aprimoramento do carro agora é "realmente forte"
Robert Kubica, Williams FW42, leads George Russell, Williams Racing FW42
Steven Tee / Motorsport Images
A temporada de 2019 da Williams teve um péssimo começo, quando o FW42 perdeu o início dos testes de pré-temporada e rapidamente ficou claro que o carro não era competitivo o bastante para a batalha de meio de grid da F1.
O diretor técnico Paddy Lowe deixou a equipe, que marcou apenas um ponto em 2019 e terminou em último no campeonato de construtores pelo segundo ano consecutivo.
Leia também:
A Williams tem trabalhado para melhorar seus processos de desenvolvimento para o futuro e George Russell disse que o processo de reconstrução foi mais lento do que o inicialmente previsto.
"A equipe fez uma grande mudança com uma filosofia aerodinâmica e tivemos que levar esse golpe no desempenho para reconstruir essas fundações, então, começando a temporada, não ficamos surpresos com a posição em que estávamos", disse Russell.
“Esperávamos melhorar a uma taxa maior do que conseguimos, mas essas fundações levaram mais tempo para serem implementadas do que esperávamos.”
“Mas agora, a taxa de melhoria em que estamos é realmente forte.”
“Podemos realmente ver isso no túnel de vento. A única coisa que não sabemos é quanto os outros irão melhorar.”
"Posso dizer agora que, se todo mundo não melhorar, estaremos bem e verdadeiramente na luta."
Embora o processo de reconstrução possa ter levado mais tempo do que o esperado, Russell considera que as melhorias que a equipe fez no FW42 estavam "definitivamente lá" e, se tivesse iniciado a temporada de 2019 com o carro já desenvolvido, ele poderia lutar por pontos regularmente.
"Todo mundo melhorou, mas acreditamos que deveríamos melhorar muito mais no próximo ano do que melhoramos ao longo de 2019", disse ele. "Esse é um grande motivo para ficar otimista.”
"Se tivéssemos começado 2019 com este carro, estaríamos lutando bem, dedicamos uma quantidade razoável de tempo ao carro.”
“Mas todos os outros melhoraram também, então não parece que fizemos tanto progresso, enquanto nós realmente fizemos a mesma quantidade que todos os outros.”
Em relação às metas de Williams para 2020 e à nova era das regras em 2021, Russell explicou: "queremos ver progresso".
Ele continuou: “Quero ver progresso em mim mesmo e quero ver progresso no carro.”
“Acredito que no próximo ano seremos mais fortes. Indo para 2021, que terá todas essas fundações construídas novamente, e definitivamente devemos estar bem e verdadeiramente a caminho.”
Relembre a história da Williams na F1
Patrick Nève, 1977
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alan Jones, Williams Ford-Cosworth FW06, 1978
Foto de: Sutton Motorsport Images
Clay Regazzoni, Williams Ford-Cosworth FW07, 1979
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07B, 1980
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07C, 1981
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08, 1982
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08C, 1983
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW09, 1984
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW10, 1985
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11, 1986
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11B, 1987
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Judd FW12, 1988
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13, 1989
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13B, 1990
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14, 1991
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14B, 1992
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, Williams-Renault FW15C, 1993
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams-Renault FW16, 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW17, 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW18, 1996
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve, Williams-Renault FW19, 1997
Foto de: LAT Images
Heinz-Harald Frentzen, Williams-Mecachrome FW20, 1998
Foto de: LAT Images
Ralf Schumacher, Williams-Supertec FW21, 1999
Foto de: LAT Images
Jenson Button, Williams-BMW FW22, 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW23, 2001
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW24, 2002
Foto de: BMW AG
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW25, 2003
Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW26, 2004
Foto de: BMW AG
Mark Webber, Williams-BMW FW27, 2005
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Cosworth FW28, 2006
Foto de: Alessio Morgese
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW29, 2007
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kazuki Nakajima, Williams-Toyota FW30, 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW31, 2009
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth FW32, 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Rubens Barrichello, Williams-Cosworth FW33, 2011
Foto de: XPB Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW34, 2012
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW35, 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW36, 2014
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW37, 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 2016
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW40, 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW41, 2018
Foto de: Williams
George Russell, Williams-Mercedes FW42, 2019
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Russell pede "transparência total" no caso do presidente da FIA
Por que o drone de câmera de F1 que atinge até 354 km/h da Red Bull é um divisor de águas
F1: Russell destaca o principal problema do carro de 2024 da Mercedes
F1: Russell se manifesta sobre rumores de Verstappen na Mercedes
F1: Russell diz que Mercedes deu "grande passo à frente" no ritmo de classificação
F1: Mercedes cumpriu desejos de Hamilton para o carro de 2024, diz Russell
Red Bull ultrapassa Williams e agora mira na Mercedes no ranking de vitórias na F1
Melhores tempos, quilometragem e mais: Todos os números da pré-temporada da F1 2024 no Bahrein
F1: Carro de 2024 da Williams 'dá as caras' em shakedown no Bahrein
Últimas notícias
F1: Gasly se torna proprietário de um time de futebol francês
F1: O que os dados revelam sobre os últimos problemas da Mercedes
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments