Russell: Base para recuperação da Williams demorou mais que o esperado

Piloto britânico calcula que a taxa de aprimoramento do carro agora é "realmente forte"
A temporada de 2019 da Williams teve um péssimo começo, quando o FW42 perdeu o início dos testes de pré-temporada e rapidamente ficou claro que o carro não era competitivo o bastante para a batalha de meio de grid da F1.
O diretor técnico Paddy Lowe deixou a equipe, que marcou apenas um ponto em 2019 e terminou em último no campeonato de construtores pelo segundo ano consecutivo.
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A Williams tem trabalhado para melhorar seus processos de desenvolvimento para o futuro e George Russell disse que o processo de reconstrução foi mais lento do que o inicialmente previsto.
"A equipe fez uma grande mudança com uma filosofia aerodinâmica e tivemos que levar esse golpe no desempenho para reconstruir essas fundações, então, começando a temporada, não ficamos surpresos com a posição em que estávamos", disse Russell.
“Esperávamos melhorar a uma taxa maior do que conseguimos, mas essas fundações levaram mais tempo para serem implementadas do que esperávamos.”
“Mas agora, a taxa de melhoria em que estamos é realmente forte.”
“Podemos realmente ver isso no túnel de vento. A única coisa que não sabemos é quanto os outros irão melhorar.”
"Posso dizer agora que, se todo mundo não melhorar, estaremos bem e verdadeiramente na luta."
Embora o processo de reconstrução possa ter levado mais tempo do que o esperado, Russell considera que as melhorias que a equipe fez no FW42 estavam "definitivamente lá" e, se tivesse iniciado a temporada de 2019 com o carro já desenvolvido, ele poderia lutar por pontos regularmente.
"Todo mundo melhorou, mas acreditamos que deveríamos melhorar muito mais no próximo ano do que melhoramos ao longo de 2019", disse ele. "Esse é um grande motivo para ficar otimista.”
"Se tivéssemos começado 2019 com este carro, estaríamos lutando bem, dedicamos uma quantidade razoável de tempo ao carro.”
“Mas todos os outros melhoraram também, então não parece que fizemos tanto progresso, enquanto nós realmente fizemos a mesma quantidade que todos os outros.”
Em relação às metas de Williams para 2020 e à nova era das regras em 2021, Russell explicou: "queremos ver progresso".
Ele continuou: “Quero ver progresso em mim mesmo e quero ver progresso no carro.”
“Acredito que no próximo ano seremos mais fortes. Indo para 2021, que terá todas essas fundações construídas novamente, e definitivamente devemos estar bem e verdadeiramente a caminho.”
Relembre a história da Williams na F1
Patrick Nève, 1977

Foto de: Sutton Motorsport Images
Alan Jones, Williams Ford-Cosworth FW06, 1978

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Clay Regazzoni, Williams Ford-Cosworth FW07, 1979

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Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07B, 1980

Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07C, 1981

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Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08, 1982

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Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08C, 1983

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Keke Rosberg, Williams-Honda FW09, 1984

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Keke Rosberg, Williams-Honda FW10, 1985

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11, 1986

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11B, 1987

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Judd FW12, 1988

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Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13, 1989

Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13B, 1990

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Nigel Mansell, Williams-Renault FW14, 1991

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14B, 1992

Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, Williams-Renault FW15C, 1993

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams-Renault FW16, 1994

Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW17, 1995

Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW18, 1996

Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve, Williams-Renault FW19, 1997

Foto de: LAT Images
Heinz-Harald Frentzen, Williams-Mecachrome FW20, 1998

Foto de: LAT Images
Ralf Schumacher, Williams-Supertec FW21, 1999

Foto de: LAT Images
Jenson Button, Williams-BMW FW22, 2000

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW23, 2001

Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW24, 2002

Foto de: BMW AG
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW25, 2003

Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW26, 2004

Foto de: BMW AG
Mark Webber, Williams-BMW FW27, 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Cosworth FW28, 2006

Foto de: Alessio Morgese
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW29, 2007

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kazuki Nakajima, Williams-Toyota FW30, 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW31, 2009

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth FW32, 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Rubens Barrichello, Williams-Cosworth FW33, 2011

Foto de: XPB Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW34, 2012

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW35, 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW36, 2014

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW37, 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 2016

Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW40, 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW41, 2018

Foto de: Williams
George Russell, Williams-Mercedes FW42, 2019

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | George Russell |
Equipes | Williams |
Autor | Alex Kalinauckas |