Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Saiba tudo sobre os carros da temporada 2013 da Fórmula 1

TotalRace faz uma compilação dos lançamentos e explica o que promete dar o que falar no campeonato deste ano

A temporada 2013 da Fórmula 1 começa a tomar forma com o lançamento de 10 dos 11 carros que formarão o grid para as 19 etapas, começando na Austrália dia 17 de março e terminando no Brasil em 24 de novembro. Apenas a Williams optou por atrasar o lançamento de seu modelo, que será apresentado apenas em 19 de fevereiro, antes da segunda bateria de testes coletivos, em Barcelona, Espanha.

Confira informações e galerias de fotos de todos os carros lançados até aqui:

Os carros apresentados até o momento indicam tendências para a temporada, última antes da grande mudança de regras de 2014, quando a F-1 passará a perseguir uma maior eficiência de combustível, buscando tornar-se mais ecologicamente correta. Prevendo uma grande revolução, as equipes optaram por evoluir os modelos do ano passado ao invés de buscar grandes novidades.

Dentro deste processo, times como Sauber e Caterham apostaram em trabalhar com side pods mais estreitos, buscando melhorar o fluxo de ar para a parte traseira das laterais de seus carros. A intenção é melhorar a alimentação dos difusores, mas sem comprometer a refrigeração interna.

Outra área que também chamou a atenção foram as suspensões, cada vez mais baixas na traseira também para não atrapalhar o fluxo de ar. Na dianteira, a McLaren optou por copiar a Ferrari e usará as suspensões pull rod na dianteira, algo considerado eficiente do ponto de vista aerodinâmico, mas de complicada execução.

Mas quem roubou a cena mais uma vez foram os bicos. Depois de ganharem um degrau devido às regras que visaram aumentar a segurança dos pilotos em choques frontais, ano passado, eles agora podem ser cobertos por um painel. Mas nem todas as equipes optaram pelo que vem sendo chamado de ‘cirurgia estética’ por problemas de peso e por não terem visto vantagem aerodinâmica.

Os pneus são outra área que gera preocupação, por terem a lateral mais flexível em relação ao ano passado, gerando turbulências aerodinâmicas. Os 'invisíveis' até agora DRS passivos também prometem roubar a cena na temporada e ser um diferencial de performance importante. Quem conseguiu encontrar mais performance em um ano mais de evolução do que de revolução, veremos a partir de agora nos testes de pré-temporada.

Artigo anterior Marussia revela carro de 2013 e confirma apenas Chilton
Próximo artigo Wolff fala em "quarto fornecedor" de motores para 2014

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros