Sainz: "Somos consistentes, não há com o que se preocupar"
Carlos Sainz acredita que os erros da Renault no Red Bull Ring não devem disparar o alarme e ele garante que eles resolveram o problema de gerenciamento dos pneus para Silverstone
Carlos Sainz está em décimo no Campeonato Mundial de Pilotos, seis pontos atrás de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, o nono. Os resultados de ambos colocam a Renault como a quarta melhor equipe da temporada de 2018 da Fórmula 1 até agora com 62 pontos, à frente da Haas com 49. Mas o resultado do último GP da Áustria pegou o time francês de surpresa.
Lá, o RS18 Hulkenberg teve problemas no motor e Sainz não conseguiu passar do 12º lugar depois sofrer uma queda de desempenho devido à queda de rendimento do pneu macio da Pirelli após o aumento das temperaturas no domingo.
Na décima etapa da temporada, em Silverstone, Sainz tem claro que aprendeu com os problemas sofridos no Bull Ring Red e voltará para lutar com as equipes da metade superior do grid.
"Foi a primeira corrida do ano em que não pudemos lutar pelos pontos de uma maneira sólida. Haverá uma ou duas corridas ao longo do ano, especialmente na metade do pelotão, onde você não vai ser o melhor do resto. Mas até o momento, temos sido os mais consistentes, não há razão para se preocupar", disse o espanhol.
"Você tem que analisar por que isso aconteceu, para evitar que aconteça novamente, e ficar de olho na Haas, porque parece que desde o Canadá, onde eles tiveram uma grande atualização, são mais rápidos em curvas de alta velocidade. Espero que com atualizações poderemos manter a batalha".
"Acho que a equipe está preparada o suficiente para ficar em quarto no campeonato. Ainda temos uma longa lista de atualizações, é bom ser uma equipe grande. Tenho certeza de que podemos voltar", acrescentou.
Sobre a gestão dos pneus Pirelli, Sainz reconhece que eles estão tendo "uma temporada complicada" e que "provavelmente" não tiveram a intuição ou o conhecimento de que eles iriam tão mal na Áustria. Mas o espanhol da Renault acredita que os pneus com a banda de rolagem mais estreita que a Pirelli leva para circuitos com curvas de alta velocidade este ano evitem os problemas de uma semana atrás.
"Com o Pirelli mais estreito devemos ir melhor. Eu acho que bolhas não deverão aparecer e se isso acontecer, deve ser muito menor do que na Áustria. Estaremos bem preparados. Fizemos o dever de casa, sabemos o que fazer de diferente e talvez não tenhamos corrigido 100% dos problemas, mas sabemos mais ou menos como fazê-los funcionar”, afirma.
Orgulhoso de sua própria melhoria
Sainz diz que o GP da Espanha foi um ponto de virada para ele nesta temporada, embora tenha sido em Baku que ele tenha alcançado seu melhor resultado até agora.
"Desde Barcelona tenho sido muito mais competitivo em todos os cenários. Estou muito orgulhoso, porque há um monte de trabalho, muitas análises e muitos pequenos ajustes para ser competitivo, ou quão competitivo esperava ser. Quanto ao carro, cada detalhe pode ser melhorado. Não poderia apontar para um que não possa ser melhorado. E eu digo isso como crítica positiva. Se queremos ser campeões novamente, precisamos melhorar em todos os aspectos. Alguns mais que outros, obviamente", disse.
"A Haas foi uma surpresa, mas o objetivo da Renault é, provavelmente, um pouco maior, a Red Bull e Ferrari, tentar chegar mais perto deles."
Informações adicionais de Ben Anderson de Silverstone
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.