Últimas notícias

Sebastian Vettel escapa de punição pro troca de motor

Última unidade à qual o piloto tem direito no ano não está quebrada, ao contrário do que a Red Bull acreditava

O piloto da Red Bull, Sebastian Vettel, está a salvo de uma punição pela utilização de um sexto componente da unidade de potência em seu carro – pelo menos por enquanto.

[publicdade] O alemão, que vem tendo um ano marcado por problemas técnicos, teve seu quinto motor de combustão retirado de seu carro na sexta-feira do GP da Bélgica após uma rachadura no escapamento e correu com uma unidade mais antiga. Porém, as análises da Renault, segundo a Auto Motor und Sport, demonstraram que a peça retirada pode ser reparada e poderá voltar a ser utilizada.

As regras determinam que cada piloto utilize, ao longo da temporada, cinco unidades de cada componente. O motor foi “desmembrado” em seis itens, que são contabilizados separadamente. A partir da sexta unidade de qualquer um destes itens, o piloto perde 10 posições no grid. Caso isso ocorra com um segundo item, serão mais cinco posições e, se toda a unidade for trocada pela sexta vez, o piloto larga do pit lane.

Não existe uma regra, contudo, que determina que as peças têm de ser usadas em qualquer ordem. Sendo assim, o piloto pode reutilizar unidades que não quebraram nas 12 primeiras etapas.

Contudo, como é improvável que o alemão consiga fazer as sete etapas restantes com as peças que lhe restam, até por uma questão de desgaste, a expectativa é que Vettel utilize o motor recuperado de Spa nas três próximas provas e pague a punição por usar o sext no GP da Rússia, pista de alta velocidade.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior McLaren estuda revelação da GP2 como opção para 2015
Próximo artigo Massa cobra melhora da Williams após problemas na Bélgica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil