Sebastian Vettel escapa de punição pro troca de motor
Última unidade à qual o piloto tem direito no ano não está quebrada, ao contrário do que a Red Bull acreditava
[publicdade] O alemão, que vem tendo um ano marcado por problemas técnicos, teve seu quinto motor de combustão retirado de seu carro na sexta-feira do GP da Bélgica após uma rachadura no escapamento e correu com uma unidade mais antiga. Porém, as análises da Renault, segundo a Auto Motor und Sport, demonstraram que a peça retirada pode ser reparada e poderá voltar a ser utilizada.
As regras determinam que cada piloto utilize, ao longo da temporada, cinco unidades de cada componente. O motor foi “desmembrado” em seis itens, que são contabilizados separadamente. A partir da sexta unidade de qualquer um destes itens, o piloto perde 10 posições no grid. Caso isso ocorra com um segundo item, serão mais cinco posições e, se toda a unidade for trocada pela sexta vez, o piloto larga do pit lane.
Não existe uma regra, contudo, que determina que as peças têm de ser usadas em qualquer ordem. Sendo assim, o piloto pode reutilizar unidades que não quebraram nas 12 primeiras etapas.
Contudo, como é improvável que o alemão consiga fazer as sete etapas restantes com as peças que lhe restam, até por uma questão de desgaste, a expectativa é que Vettel utilize o motor recuperado de Spa nas três próximas provas e pague a punição por usar o sext no GP da Rússia, pista de alta velocidade.
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