Em Interlagos, Senna Day celebrou legado do tricampeão da F1
Atrações variadas e presença de personalidades marcaram a homenagem ao ídolo nos 25 anos de sua morte
Em evento único na história do autódromo José Carlos Pace, o legado de Ayrton Senna foi celebrado nesta quarta-feira, no circuito de Interlagos. O Senna Day Festival, organizado em virtude do 25° aniversário de morte do piloto, contou com diversas atrações.
Entre corridas e caminhadas pela pista, atividades para crianças e baterias de kart com grandes nomes do automobilismo brasileiro, a celebração da trajetória do tricampeão da Fórmula 1 reuniu entre 15 e 20 mil pessoas no feriado Dia do Trabalho em São Paulo, segundo a organização. Sucesso para a iniciativa promovida pelo Instituto Ayrton Senna, presidido pela irmã do ídolo, Viviane.
"A gente está aqui em Interlagos celebrando 25 anos depois, não a morte do Ayrton, mas a vida. Uma vida de valores e inspiração que ele deixou para nós naqueles domingos de manhã. Estamos aqui celebrando esse legado que ele deixou, e o legado do Instituto Ayrton Senna", disse.
Capacetes de Senna
O evento se iniciou por volta das 8h da manhã, quando começaram os preparativos para as corridas de 5 e 10 quilômetros na pista paulistana. Perto das 10h, a exposição com artigos raros da carreira de Senna foi aberta para o público presente, que se emocionou com os capacetes, troféus, miniaturas, karts e macacões do ídolo falecido em 1994.
Além disso, também estiveram abertos durante o dia todo uma zona de recreação infantil e um palco com atrações musicais como Daniel, Victor Chagas e Daniela Mercury.
Show Senna Day
E não pense que não teve alta velocidade na homenagem a Ayrton Senna. Pela manhã, o kartódromo do complexo de Interlagos recebeu nomes como Felipe Giaffone, Marcos Gomes, Gaetano Di Mauro e Marcel Coletta para uma descontraída corrida de endurance com duração de 2 horas, em que os pilotos alternavam ao volante dos karts.
A partir do meio-dia, a grande atração do evento deu as caras. Trata-se da McLaren Senna, que fez sua primeira aparição pública no Brasil nesta quarta. O possante atraiu estrelas do automobilismo nacional, que quiseram experimentar o hipercarro que homenageia o tricampeão mundial. Além, é claro, de prestigiar o evento do Instituto Ayrton Senna.
McLaren Senna
"Me sinto lisonjeado de estar aqui. Não preciso de uma comemoração dessa para lembrar do Ayrton. Ele faz parte do meu dia a dia de todas as formas", disse Rubens Barrichello.
"São 25 anos de um dia que ninguém quer acreditar que aconteceu, onde a gente perdeu uma referência no Brasil. Ter sido convidado para fazer parte desse evento é demais", afirmou Cacá Bueno.
O evento também contou com a presença do Governador de São Paulo, João Doria. "Eu fiz a última grande entrevista com Ayrton Senna em vida, em Angra dos Reis, um lugar que ele amava. Infelizmente 3 meses depois ele faleceu. E deixou um legado na educação, como exemplo de herói brasileiro, e deu exemplo que é com trabalho, dedicação e perseverança que se vence", disse.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.