Nostalgia

Sete anos depois, relembre o episódio Multi 21, a "vingança" de Vettel contra Webber

Em 24 de março de 2013, a rivalidade entre Sebastian Vettel e Mark Webber chegou ao auge, no GP da Malásia; lembre o caso

Mark Webber, Red Bull Racing RB9 e Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB9

Mark Webber, Red Bull Racing RB9 e Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB9

Hazrin Yeob Men Shah

A temporada de 2013 foi a quinta e última da dupla Sebastian Vettel e Mark Webber com a Red Bull na Fórmula 1, em uma colaboração que já estava desgastada, devido aos três títulos mundiais do alemão, enquanto o australiano precisou se contentar com três terceiros lugares no Mundial. Com 25 vitórias a nove entre 2009 e 2012, a balança do poder pendeu para o lado do alemão.

O GP da Malásia foi a segunda etapa da temporada de 2013, e Webber e Vettel dominaram o evento. No sábado, durante a classificação, muita chuva, e Vettel ficou com a pole, conseguindo a volta mais rápida em sua última tentativa no Q3, quando Felipe Massa estava provisoriamente na frente. Já Webber foi apenas o quinto.

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O domingo na Malásia começou com chuva antes da corrida. Mesmo parando na hora da corrida, a pista ainda estava muito molhada no apagar das luzes vermelhas. Vettel manteve o primeiro lugar, enquanto Alonso pulou para segundo, antes de abandonar a prova na segunda volta, quando perdeu sua asa dianteira, consequência de um toque na traseira do alemão.

Com a condição da pista secando, os pilotos passaram a usar pneus slick, e Webber acabou se colocando como o novo líder da prova.

Após o quarto e último pit stop, os dois pilotos da Red Bull lideravam, com nove segundos de vantagem para as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Nesse momento, Vettel recebeu pelo rádio a mensagem "Multi 21", pedindo ao alemão para que não atacasse seu companheiro de equipe, para garantir a dobradinha, com Webber na frente. O então tricampeão mundial se recusou a cumprir a ordem e passou a atacar seu companheiro.

Ainda restavam 13 voltas para o final da prova e, mesmo com as reclamações de Webber no rádio, Vettel continuou atacando e eventualmente conseguiu ultrapassar, e acabou vencendo a prova com o australiano em segundo.

O clima na sala de espera e no pódio não foi dos melhores.

"Nem sempre foi vantajoso lutarmos ferozmente, porque os pneus sofriam demais e, na Malásia, tivemos essa mesma discussão", escreveu o australiano em sua autobiografia em 2015. "Eu sabia que, em duas voltas, Seb iria resolver o assunto com suas próprias mãos, embora, no rádio, eles haviam me assegurado que eu ganharia. Quando ele me ultrapassou, fiquei com raiva, mas, acima de tudo, muito triste por a equipe ter deixado a situação atingir esse patamar deplorável".

Mark Webber, Red Bull Racing

Vettel estava se vingando do GP do Brasil de 2012

Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, a situação piorou por causa do talento superior de Vettel em comparação com Webber, e por um incidente que quase custou o título de 2012 para a equipe.

"Na época, era muito difícil para Mark aceitar que Sebastian era mais rápido, e acho que se ele falar sobre isso agora, com honestidade, ele admitiria", disse Horner ao Beyond the Grid, podcast oficial da F1. "Mark estava pronto para fazer qualquer coisa para desestabilizá-lo. Nossa equipe tentou acalmar a situação, mas, de tempos em tempos, uma bomba explodia e a situação piorava".

"A situação piorou no final de 2012, quando Sebastian lutava com Alonso pelo título, e Mark bateu nele no início do GP do Brasil, a última prova do campeonato. Sebastian estava furioso. Ele ainda estava de ressaca na Malásia, literalmente duas corridas depois, apesar de quatro ou cinco meses de diferença".

Quando perguntado se isso realmente seria uma vingança para Vettel, Horner respondeu: "É 100% certo. Vettel disse [a Webber] após a corrida. Não teria como ser mais tenso".

Podium : vainqueur Sebastian Vettel, Red Bull Racing, deuxième Mark Webber, Red Bull Racing

"Não tenho respeito" por Webber

Webber nunca se sentiu apoiado por Horner quando o assunto era seu companheiro de equipe, apesar de confiar em Adrian Newey, diretor técnico, e ter um ótimo relacionamento com Dietrich Mateschitz, dono da equipe. Este último não estava envolvido no gerenciamento diário da equipe. Depois de expressar sua insatisfação sobre o caso, Webber tentou acertar as contas com Vettel diretamente, sem sucesso.

"Meu encontro seguinte com Seb foi na quinta-feira do GP da China", disse o australiano em seu livro. "Esse foi o momento mais decepcionante de nosso relacionamento. Ele disse que estava aborrecido com o que eu havia dito no pódio na Malásia, e que, embora me respeitasse como piloto, ele não tinha respeito por mim como homem".

Sentindo que Horner simplesmente queria agradar Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, cuja preferência por Vettel parecia clara, Webber também tentou obter explicações através de Ann Neal, sua empresária.

"Quando Ann perguntou a Christian por que a equipe nunca havia repreendido ou sancionado Seb pelo Multi 21, ele disse que a equipe havia recebido uma carta de duas páginas do advogado de Seb alguns dias depois da prova da Malásia, indicando que eles haviam violado o contrato, dando-lhe 'uma instrução irracional para a equipe'. Para tentar colocar panos quentes no caso, a Red Bull acabou dando o bônus de vitória aos dois, e não foi uma quantia pequena!".

Mesmo assim, a situação na Red Bull continuou se deteriorando e, no final daquela temporada, Webber anunciou sua aposentadoria da categoria, fazendo sua despedida no GP do Brasil, onde terminou a corrida em segundo, atrás de Vettel.

GALERIA: Recorde as vitórias de Vettel na F1

GP da Itália de 2008

GP da Itália de 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da China de 2009

GP da China de 2009

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Grã-Bretanha de 2009

GP da Grã-Bretanha de 2009

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2009

GP do Japão de 2009

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2009

GP de Abu Dhabi de 2009

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2010

GP da Malásia de 2010

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2010

GP da Europa de 2010

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2010

GP do Japão de 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil de 2010

GP do Brasil de 2010

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi de 2010

GP de Abu Dhabi de 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Austrália de 2011

GP da Austrália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia de 2011

GP da Malásia de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Turquia de 2011

GP da Turquia de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Espanha de 2011

GP da Espanha de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Mônaco de 2011

GP de Mônaco de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Europa de 2011

GP da Europa de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Bélgica de 2011

GP da Bélgica de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2011

GP da Itália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2011

GP de Singapura de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2011

GP da Coreia de 2011

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2011

GP da Índia de 2011

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2012

GP do Bahrein de 2012

Foto de: XPB Images

GP de Singapura de 2012

GP de Singapura de 2012

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2012

GP do Japão de 2012

Foto de: XPB Images

GP da Coreia de 2012

GP da Coreia de 2012

Foto de: XPB Images

GP da Índia de 2012

GP da Índia de 2012

Foto de: XPB Images

GP da Malásia de 2013

GP da Malásia de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Bahrein de 2013

GP do Bahrein de 2013

Foto de: XPB Images

GP do Canadá de 2013

GP do Canadá de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Alemanha de 2013

GP da Alemanha de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica de 2013

GP da Bélgica de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 2013

GP da Itália de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2013

GP de Singapura de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Coreia de 2013

GP da Coreia de 2013

Foto de: XPB Images

GP do Japão de 2013

GP do Japão de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Índia de 2013

GP da Índia de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Abu Dhabi de 2013

GP de Abu Dhabi de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP dos Estados Unidos de 2013

GP dos Estados Unidos de 2013

Foto de: XPB Images

GP do Brasil de 2013

GP do Brasil de 2013

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Malásia de 2015

GP da Malásia de 2015

Foto de: XPB Images

GP da Hungria de 2015

GP da Hungria de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Singapura de 2015

GP de Singapura de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2017

GP da Austrália de 2017

Foto de: XPB Images

GP do Bahrein de 2017

GP do Bahrein de 2017

Foto de: LAT Images

GP de Mônaco de 2017

GP de Mônaco de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Hungria

GP da Hungria

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

GP do Brasil de 2017

GP do Brasil de 2017

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP da Austrália de 2018

GP da Austrália de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Bahrein de 2018

GP do Bahrein de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Canadá de 2018

GP do Canadá de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

GP da Bélgica de 2018

GP da Bélgica de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

GP de Singapura de 2019

GP de Singapura de 2019

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

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