Sir Frank Williams, lendário chefe de equipe da F1, morre aos 79 anos

Informação foi confirmada pela família e divulgada pelo CEO da Fórmula 1; britânico deixa legado vitorioso na categoria máxima do automobilismo

FFSSVNcXMAgx91T

Sir Frank Williams, um dos mais importantes nomes da história da Fórmula 1 e criador da equipe de mesmo nome, morreu neste domingo (28), aos 79 anos. Ele foi internado no hospital na última sexta-feira, de acordo com um comunicado divulgado pela escuderia, e morreu pacificamente nesta manhã cercado por sua família.

Um ex-piloto de corrida, Williams fundou a equipe de seu homônimo em 1977 e se tornou um dos construtores de maior sucesso na F1 - com nove campeonatos de construtores e sete de pilotos, e 114 vitórias em corridas. Por ela, Ayrton Senna correu até o dia de sua morte, em 1994.

Leia também:

"Esta manhã, Claire Williams ligou para me informar da triste notícia de que seu amado pai, Sir Frank Williams, havia falecido", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali, no comunicado da categoria. "Ele foi um verdadeiro gigante do nosso esporte que superou os desafios mais difíceis da vida e lutou todos os dias para vencer dentro e fora das pistas. Perdemos um membro muito querido e respeitado e sentiremos muita falta dele."

"Suas incríveis conquistas e personalidade estarão gravadas em nosso esporte para sempre. Meus pensamentos estão com toda a família Williams e seus amigos neste momento triste."

 

O CEO da Williams Racing, Jost Capito, também se manifestou respeitosamente a respeito do falecimento do maior nome da história da escuderia: "Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1."

"Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis em sua vida, levou nosso time a 16 campeonatos mundiais, tornando-nos um dos de maior sucesso na história do esporte.

"Seus valores, incluindo integridade, trabalho em conjunto e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo nossa essência e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir."

SCHUMACHER FURIOSO com SENNA em Interlagos? Saiba da TRETA entre os campeões que POUCOS se lembram

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull joga favoritismo do GP da Arábia Saudita para Mercedes
Próximo artigo Relembre a história vitoriosa de Sir Frank Williams e sua equipe na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil