Recomendado para você

F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen

F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Não vou chorar se eu não ganhar o campeonato", brinca Verstappen
F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores

F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Vettel elogia coragem de Norris e comenta apoio ao britânico nos bastidores
F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025
Últimas notícias

Sobre ordens de equipe, pilotos dizem que “time está acima de tudo”

Maioria dos competidores ouvida pelo TotalRace se mostrou favorável aos procedimentos, uma vez que são pagos pelos times e devem fazer o que são orientados

Webber não gostou nada das ordens para ficar atrás de Vettel

As ordens de equipe dentro da Fórmula 1 são abominadas pelos fãs. Elas, inclusive, tiraram muitos torcedores dos autódromo e de frente da televisão. Mas, se depender da maioria dos pilotos, ela continuará acontecendo livremente e sem nenhuma objeção.

Depois do que aconteceu entre Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha do ano passado, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) autorizou a ordem de equipe. E ela veio na Inglaterra, com a Red Bull dizendo para Mark Webber não disputar a segunda posição com Sebastian Vettel, ordem não respeitada pelo australiano.

No entanto, mesmo se a ordem não fosse regulamentada, boa parte dos pilotos aceitaria ceder sua posição. Tudo isso se deve ao fato de que os competidores se dizem empregados das equipes, e precisam fazer tudo o que o time determinar, com o medo de perder o emprego. Para a maioria ouvida pelo TotalRace, a equipe vem acima de tudo.

"No fim, somos empregados da equipe. Ela tem a prioridade. Ela paga a gente para andar bem para ela. Claro que cada um de nós e o nosso ego, desejamos vencer. Mas é sempre um compromisso. Você precisa descobrir a melhor maneira de lidar com isso", conta Nico Rosberg, da Mercedes.

"Você quer vencer a corrida, mas, por outro lado, você pilota para a equipe. Como companheiros de equipe, temos de pensar no melhor para a equipe. Você precisa estar em uma situação favorável para que essa chamada vire a seu favor", comenta Timo Glock, da Marussia Virgin.

Já Nick Heidfeld, da Renault, admite que o procedimento não é uma coisa bem explicada: "Você sempre quer o melhor resultado, mas tem de lembrar que existe uma equipe grande e centenas de pessoas atrás. Não é algo claro, preto no branco."

Adrian Sutil, por sua vez, admitiu que cederia a posição, caso fosse pedido para fazer isso. "Eu acho que as ordens são permitidas. Mas tudo depende do que acontecer, se existe uma situação, se o piloto está em uma estrategia diferente, com pneus diferentes, tudo faz sentido para que isso aconteça. É importante ter uma comunicação aberta com a equipe. Queremos fazer o melhor trabalho possível e se tiver de deixar passar, vamos ter de deixar."

Atual campeão mundial, Vettel também deu sua opinião, afirmando que o regulamento permite tal situação e, que, se a disputa com Webber ficasse perigosa, ele abriria caminho para o australiano. "Eu acho que, depois do que aconteceu no ano passado, as regras mudaram e, da parte do regulamento, não tem o que falar. Geralmente queremos correr um contra o outro, e tento defender minha posição", analisou.

"Claro que, se ficasse arriscado para mim e pudesse perder tudo, deixaria passar, pois de segundo para terceiro são apenas três pontos. Todo mundo quer vencer e, do ponto da equipe, é compreensível. Não importa quem é segundo ou terceiro", completou.

Um dos principais beneficiados por ordens de equipe no passado, Michael Schumacher mostrou irônia em sua resposta: "Te direi uma vez em que estiver nesta posição."

Por outro lado, Jenson Button é o único a querer um piloto do mesmo nível dentro da mesma equipe. "Ter um bom companheiro de equipe é essencial na F-1. Alguns pilotos preferem ter um companheiro que não são tão rápidos, e não estou dizendo que eles são número 2, mas alguém que faria um papel secundário e não tiraria pontos deles."

"Como vocês puderam ver neste ano, tiramos pontos um do outro, o que não é a melhor coisa para o campeonato dos pilotos, mas é assim que deve ser. Você deve ter dois pilotos bons na equipe, e eles devem disputar, como sempre foi na F-1 no passado."

Artigo anterior "Vamos ter de andar bem", diz Massa, sobre volta de regra antiga
Próximo artigo Cockpit fechado divide opiniões entre os pilotos do grid

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros