Sochi pode sofrer mudanças para promover ultrapassagens
Os organizadores do GP da Rússia conversam com a F1 e a FIA para fazer modificações em seu circuito e melhorar o show
O layout do Autódromo de Sochi, aliado à superfície de pista muito macia, resultou em uma falta de corridas espetaculares desde que o circuito se juntou ao calendário da F1 em 2014.
Com a proprietária da F1, Liberty Media, ansiosa para aumentar os níveis de emoção, pensa-se em mudar algumas das pistas do calendário para garantir que todos os eventos ofereçam corridas empolgantes.
No ano passado, Ross Brawn ainda identificou a superfície de pista suave de Sochi como algo que poderia precisar de recapeamento para a pista produzir melhores corridas.
"Se você olhar para circuitos com uma degradação muito baixa, como Sochi, a corrida é desafiadora e tem apenas uma parada", disse ele. "Os pneus não se degradam. Não há diferenciais de desempenho".
Agora, os novos promotores de corrida de Sochi revelaram que estão avaliando o que podem fazer para melhorar a situação.
E apesar de terem descartado a alteração do layout da pista, eles sugeriram que um tipo de asfalto diferente, ou fazer algumas curvas mais largas, pode ser suficiente para ajudar a melhorar as questões.
Alexey Titov, CEO da empresa Rosgonki que assumiu o GP da Rússia, disse ao Motorsport.com que a conversa sobre o que fazer está avançando.
"Os fãs sabem que por causa do layout do Autódromo de Sochi, há poucas ultrapassagem", disse. "É por isso que estamos trabalhando com [diretor de corridas da F1] Charlie Whiting, a FIA e a FOM muito de perto”.
"Queremos tentar mudar a situação fazendo alguns pequenos ajustes técnicos. Você não vai ver isso necessariamente na tabela de tempos ou na televisão, mas esperamos que estes ajustes melhorem o lado esportivo das corridas e teremos mais ultrapassagens”.
"Teoricamente, pode ser algo sobre aumentar ou diminuir algumas partes da pista, mudar o asfalto que afetará os pneus de forma diferente. Isso pode forçar as equipes a usar diferentes táticas".
Titov disse também que, se as mudanças realmente acontecerem, não será já para a temporada 2018.
"Não acho que seja para 2018. Mas estamos explorando essas ideias. Estamos pensando em melhorar a situação".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.