Últimas notícias

Sonho de Senna era encerrar a carreira na Ferrari, lembra Montezemolo

"Combinamos de nos encontrar em breve, mas infelizmente o destino roubou Ayrton e Ratzenberger de todos nós"

"Eu sempre apreciei o estilo de Ayrton das corridas ", escreveu Montezemolo no site da Ferrari. "Como acontece com todos os grandes campeões , ele tinha uma vontade incrível de vencer e nunca se cansou de buscar a perfeição, tentar melhorar o tempo todo. Ele foi extraordinário na qualificação, mas também uma grande batalhadora nas corridas , quando ele sempre lutou com unhas e dentes. "

Embora nunca tenha pilotado para a Ferrari e tenha, inclusive, disputado um título ponto a ponto contra um piloto do time (Alain Prost, em 1990), Ayrton Senna costuma ser bastante reverenciado entre os italianos. Luca di Montezemolo, presidente da Scuderia, é um dos que nunca esconderam sua admiração pelo tricampeão do mundo, cuja morte completa 20 anos nesta quinta-feira.

[publicidade] “Eu sempre apreciei o estilo de Ayrton nas corridas ", disse Montezemolo ao site da Ferrari. "Como acontece com todos os grandes campeões, ele tinha uma vontade incrível de vencer e nunca se cansou de buscar a perfeição, tentar melhorar o tempo todo. Ele foi extraordinário nas classificações, mas também um grande batalhador nas corridas. Sempre lutou com unhas e dentes”, elogiou o ferrarista.

De acordo com o dirigente, o brasileiro planejava guiar para a Ferrari e se possível encerrar a carreira no time de Maranello. "Ele queria vir para a Ferrari e eu queria ele na equipe. Quando ele estava na Itália para o Grande Prêmio de San Marino, nós nos encontramos na minha casa em Bologna na quarta-feira 27 de Abril. Ele me disse que realmente apreciara a posição que nós tínhamos tomado contra o uso excessivo da eletrônica nos carros, o que diminuía a habilidade dos pilotos. Nós conversamos por um longo tempo e ele deixou claro para mim que queria encerrar a carreira na Ferrari, depois de ter chegado perto de se juntar a nós poucos anos antes”.

No fim de semana seguinte, durante aquele GP, em Ímola, Senna sofreu um acidente fatal, acabando com o sonho das duas partes. Um dia antes, a F1 já havia perdido o austríaco Roland Ratzenberger, no mesmo circuito.

"Combinamos de nos encontrar novamente em breve, para vermos como poderíamos superar as obrigações contratuais na época. Nós dois estávamos de acordo que a Ferrari seria o lugar ideal para ele continuar a sua carreira, que até então havia sido brilhante. Infelizmente, o destino roubou Ayrton e Roland Ratzenberger de todos nós, em um dos fins de semana mais tristes da história da Fórmula 1. Sobre Senna, lembro-me de sua bondade e de sua natureza simples,  quase tímida, sempre em completo contraste com Senna piloto, um lutador”.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Especial 20 melhores corridas de Ayrton Senna: terceira parte
Próximo artigo As 20 melhores corridas de Ayrton Senna: o top 5

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil