"Testgate" será julgado pela FIA no dia 20 de junho em Paris
Com protestos de Red Bull e Ferrari após testes da Mercedes em Barcelona, julgamento já tem data para ocorrer
A FIA confirmou que, após reunião durante o fim de semana o GP do Canadá, o tribunal internacional que julgará a Mercedes e a Pirelli será ouvido em Paris no dia 20 de junho, com ambas as partes podendo ser punidas.
O caso a ser julgado aconteceu logo após o GP da Espanha. A Mercedes fez um teste na quarta, quinta e sexta-feira (dias 15, 16 e 17 de maio) utilizando o carro 2013 com pneus protótipos da Pirelli de 2014. Durante o teste foram percorridos pela escuderia alemã cerca de 1000 km no circuito da Catalunha.
As equipes Ferrari e Red Bull protestaram ao saberem do teste durante o GP de Mônaco, com os comissários passando na sequência o caso para a FIA. A entidade marcou o julgamento para o dia 20 de junho às 9h30 na França.
“Em 5 de junho, protestos feitos durante o GP da Mônaco pela Red Bull Racing e Scuderia Ferrari contra os carros nº 9 e nº10 (Mercedes AMG Petronas F1 Team), por terem feito três dias de testes usando o carro 2013 em Barcelona, o presidente da FIA, agindo como Ministério Público e corpo da FIA, enviou ao presidente do tribunal internacional uma notificação de acusações contra Pirelli e a Mercedes AMG Petronas”, disse a FIA em comunicado oficial.
Se for considerada culpada, as punições para a Mercedes podem ir de multa à exclusão do campeonato. No caso da Pirelli, não está claro por que a FIA tomou a ação. Uma brecha no contrato é o mais provável.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.