Todt diz que F1 pode ter teto orçamentário de dois níveis
Presidente da FIA diz que teto seria dividido entre times que também são fabricantes e para equipes clientes
Enquanto a Fórmula 1 permanece sem ter começado a temporada 2020 por causa do coronavírus, as próximas temporadas continuam em pauta, sobretudo quanto ao limite orçamentário das equipes.
Segundo o presidente da FIA, Jean Todt, Mercedes, Ferrari e Renault poderão ter um teto maior do que os outros times que ‘apenas’ adquirem peças das fabricantes.
“É seria um argumento a considerar”, disse Todt ao Auto Motor und Sport. “Alguns desenvolvem, projetam e produzem um produto que outras equipes compram. O motor é limitado a US$ 11 milhões (aproximadamente de R$ 55 milhões) para clientes.”
“Mas custa muito mais ao fabricante. Suponha que o cliente pague US$ 50 milhões (cerca de R$ 250 milhões) ao fabricante pelo pacote inteiro. A proposta é que esses US$ 50 milhões sejam deduzidos do orçamento do cliente. Não me sinto confortável com esses números. Queremos entender melhor a situação. Melhor esperar mais uma semana e ter uma melhor imagem.”
O principal mandatário da Federação que comanda o automobilismo disse também que nos próximos dias haverá uma reunião para definir essa redução.
“Temos duas opções. Uma é: US$ 130 milhões com todas as exceções. O segundo é um plano passo a passo, com US$ 140 milhões no primeiro ano, depois US$ 130 milhões e, finalmente, US$ 120 milhões. Com exceções.”
“Retirar os extras não é possível no momento. Portanto, mantemos o status, apenas com um teto inferior. Sem essa crise, seriam 175 milhões. Agora estamos falando de um novo começo.”
Todt refutou a ideia de diminuir drasticamente esses números, por conta de a F1 virar uma categoria inferior ‘turbinada’.
“Com um limite de custo de US$ 50 milhões, sem exceções, nada seria como é. Seria uma Super Fórmula 2. Assim como a Fórmula 1 está estruturada no momento, um novo começo não é possível. Perderíamos muitas equipes, incluindo as grandes.”
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Top-5: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.