Ultrapassar em Mônaco é difícil, mas não impossível
Massa acredita que manobra só sai se houver diferença grande entre rendimento dos carros; Sutil é mais otimista
Tradicional, glamuroso e... travado. Se há algo que nenhum regulamento consegue mudar em Mônaco é a dificuldade em ultrapassar. Nos últimos dois anos, em que a Fórmula 1 apostou no combo asa traseira móvel, pneus com alta degradação e Kers para movimentar mais as provas, o circuito
Em 2011, quando a média de ultrapassagens por GP foi de 60,6, Mônaco teve 28. No ano seguinte, enquanto a média geral foi de 57,1, o circuito de Monte Carlo viu apenas 12. Em 2013, não deve ser diferente.
Ainda assim, Adrian Sutil acredita que é possível ultrapassar em Mônaco. “Impossível não está em meu vocabulário”, afirmou o alemão ao TotalRace. “Aqui, é muito mais difícil, mas vimos ultrapassagens nos últimos anos. Você precisa estar muito bem e talvez o único lugar seja no final do túnel ou na reta principal. Se um carro tiver um grande problema com os pneus, dá para encontrar um espaço para passar.
Menos otimista, Felipe Massa acredita que é preciso uma diferença de rendimento bem maior entre os carros do que em outras pistas para tornar a manobra possível. Mesmo não esperando algo como David Coulthard viveu com Enrique Bernoldi no GP de 2002, quando o escocês, então na McLaren, ficou travado por 35 voltas pelo brasileiro da Arrows, o piloto da Ferrari não acha que terá vida fácil no domingo.
“Acho que, se você for três segundos mais rápido, é possível ultrapassar, porque a diferença de tração é muito grande. E, algo que ajuda um pouco, é o fato de haver um trecho em que pode usar o DRS, o que não ocorria antigamente. Com uma diferença de 3s não é fácil, mas é possível ultrapassar.”
Massa lembra que, mesmo sendo muito mais rápido que o rival, é possível que a ultrapassagem custe a sair. “O que acontece é que, mesmo com uma diferença grande, você não passa na primeira volta e tem de entender qual o momento certo para ir para cima. Isso faz com que você perca tempo. Se estiver um segundo mais rápido, é muito difícil passar.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.