Recomendado para você

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Yamaha confirma Fernández como wildcard na Malásia para acelerar desenvolvimento do motor V4
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam
Últimas notícias

Ultrapassar em Mônaco é difícil, mas não impossível

Massa acredita que manobra só sai se houver diferença grande entre rendimento dos carros; Sutil é mais otimista

Tradicional, glamuroso e... travado. Se há algo que nenhum regulamento consegue mudar em Mônaco é a dificuldade em ultrapassar. Nos últimos dois anos, em que a Fórmula 1 apostou no combo asa traseira móvel, pneus com alta degradação e Kers para movimentar mais as provas, o circuito

Em 2011, quando a média de ultrapassagens por GP foi de 60,6, Mônaco teve 28. No ano seguinte, enquanto a média geral foi de 57,1, o circuito de Monte Carlo viu apenas 12. Em 2013, não deve ser diferente.

Ainda assim, Adrian Sutil acredita que é possível ultrapassar em Mônaco. “Impossível não está em meu vocabulário”, afirmou o alemão ao TotalRace. “Aqui, é muito mais difícil, mas vimos ultrapassagens nos últimos anos. Você precisa estar muito bem e talvez o único lugar seja no final do túnel ou na reta principal. Se um carro tiver um grande problema com os pneus, dá para encontrar um espaço para passar.

Menos otimista, Felipe Massa acredita que é preciso uma diferença de rendimento bem maior entre os carros do que em outras pistas para tornar a manobra possível. Mesmo não esperando algo como David Coulthard viveu com Enrique Bernoldi no GP de 2002, quando o escocês, então na McLaren, ficou travado por 35 voltas pelo brasileiro da Arrows, o piloto da Ferrari não acha que terá vida fácil no domingo.

“Acho que, se você for três segundos mais rápido, é possível ultrapassar, porque a diferença de tração é muito grande. E, algo que ajuda um pouco, é o fato de haver um trecho em que pode usar o DRS, o que não ocorria antigamente. Com uma diferença de 3s não é fácil, mas é possível ultrapassar.”

Massa lembra que, mesmo sendo muito mais rápido que o rival, é possível que a ultrapassagem custe a sair. “O que acontece é que, mesmo com uma diferença grande, você não passa na primeira volta e tem de entender qual o momento certo para ir para cima. Isso faz com que você perca tempo. Se estiver um segundo mais rápido, é muito difícil passar.”

Artigo anterior Paraíso fiscal, Mônaco é o GP caseiro de vários pilotos
Próximo artigo Pilotos garantem: sexta-feira livre é de muito trabalho

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros