F1: Pneu de Senna em Donington-93 vira joia luxuosa; veja preço
Empresa monegasca que tem Augusto Farfus como sócio vende item por quase 25 mil reais


No dia 11 de abril de 1993, Ayrton Senna fez no GP da Europa de Fórmula 1 aquela que é considerada a melhor primeira volta de toda a história da categoria máxima do automobilismo mundial, em Donington Park.
Leia também:
Na chuvosa prova, o piloto da McLaren conseguiu superar as superiores Williams do francês Alain Prost e do britânico Damon Hill e triunfou de forma épica após sair do quarto lugar e ser ultrapassado pela Benetton do alemão Michael Schumacher na largada.
De todo modo, o brasileiro já liderava a corrida ao fim do primeiro giro no circuito inglês e se valou de uma série de fatores para terminar o fatídico GP uma volta à frente de seu maior rival, Prost. Apenas Hill terminou a etapa no mesmo giro de Senna.
GALERIA: Relembre todos os carros da história de Ayrton Senna na F1

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani

Foto de: Camille De Bastiani
O que poucos sabem, porém, é que é possível ter algo além das ‘meras’ memórias daquela mítica atuação do tricampeão mundial. Isso porque desde 2016, a Mongrip produz braceletes com pedaços de pneus usados em provas da F1.
As pulseiras são fabricadas na Itália e a empresa, fundada pelo empresário Giancarlo Medici e que conta com o piloto brasileiro Augusto Farfus como sócio, usa um processo patenteado exclusivo para transformar as peças de pneus em joias.
A Mongrip analisa o composto de borracha de cada pneu que recebe e depois adapta ao estilo de joalheria. Os elementos Kevlar do pneu também são usados em sua posição original: portanto, não há duas pulseiras iguais.
O bracelete do pneu de Senna em Donington-1993

Foto de: Uncredited

Foto de: Uncredited

Foto de: Uncredited

Foto de: Uncredited

Foto de: Uncredited

Foto de: Uncredited
O produto de maior prestígio da empresa sediada em Mônaco no presente momento é a edição limitada Mongrip Legend, criada para celebrar a famosa magia de Senna no GP da Europa de 1993.
A pulseira apresenta um fecho em ouro rosa com o famoso logotipo em S associado a Ayrton. Mas o mais fascinante para quem gosta de recordações é que a peça inclui partes de um dos pneus Goodyear que Senna usou naquele dia.
Medici usou seus contatos entre colecionadores da F1 para comprar um dos pneus do brasileiro que foi pilotado naquele dia em Donington Park, com a ideia de usá-lo em um bracelete. Ele então obteve aprovação do projeto com a família Senna.
Tirando uma amostra das laterais e da extremidade do pneu, a Mongrip transformou-o para incorporá-lo à pulseira. Apenas 161 braceletes foram feitos: exatamente o número de largadas do piloto brasileiro na categoria máxima do automobilismo.
Bruno Senna fala sobre a joia

Bruno Senna and the McLaren MP4/4
Photo by: Diego Mejía
Sobrinho de Ayrton, ex-piloto da F1 e atualmente no Mundial de Endurance (WEC), Bruno Senna falou sobre a ideia: "O que me impressionou é que eles conseguiram comprar um dos pneus mais icônicos já usados pelo Senna na F1".
"O GP da Europa de 1993 em Donington Park é inegavelmente uma das performances mais espetaculares de Ayrton. Tenho muitos objetos que me lembram meu tio, mas nenhum tão especial quanto esse bracelete", completou Bruno.
O preço de 4.400 euros (quase 25 mil reais) pode parecer alto, mas certamente há algo muito especial em usar um bracelete com parte do pneu utilizado por Senna na prova em que o lendário piloto fez aquela que é considerada a melhor 1ª volta da história da F1.
GALERIA: Relembre todas as vitórias da história de Ayrton Senna na F1

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Tom Haapanen

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: XPB Images

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: XPB Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Ercole Colombo

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images
VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1
PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Há 27 anos, Senna fazia a melhor 1ª volta da história da F1; relembre
F1: Norris relata diferença de tratamento na McLaren após 2019
