Vencer na Espanha é bom presságio para quem quer o título
Nos últimos 15 anos, apenas em seis oportunidades o piloto ganhador não foi campeão; entre os carros, taxa é maior
A quinta etapa do campeonato pode parecer um tanto cedo para determinar quem é o mais forte candidato ao título da temporada, mas a história recente da Fórmula 1 mostra que uma vitória no GP da Espanha, que será realizado neste final de semana, é praticamente como colocar uma mão na taça.
Nos últimos 15 anos, por nove vezes o campeão da temporada venceu a corrida espanhola. O domínio é ainda maior entre as equipes: o carro que terminou o ano com o título de construtores foi o mais rápido em Barcelona em 12 oportunidades no mesmo período.
Vencedor do GP da Espanha |
Piloto campeão |
Equipe campeã |
Pastor Maldonado (Williams) |
Sebastian Vettel |
Red Bull |
Sebastian Vettel (Red Bull) |
Sebastian Vettel |
Red Bull |
Mark Webber (Red Bull) |
Sebastian Vettel |
Red Bull |
Jenson Button (Brawn) |
Jenson Button |
Brawn |
Kimi Raikkonen (Ferrari) |
Lewis Hamilton |
Ferrari |
Felipe Massa (Ferrari) |
Kimi Raikkonen |
Ferrari |
Fernando Alonso (Renault) |
Fernando Alonso |
Renault |
Kimi Raikkonen (McLaren) |
Fernando Alonso |
Renault |
Michael Schumacher (Ferrari) |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Michael Schumacher (Ferrari) |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Michael Schumacher (Ferrari) |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Michael Schumacher (Ferrari) |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Mika Hakkinen (McLaren) |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Mika Hakkinen (McLaren) |
Mika Hakkinen |
McLaren |
Mika Hakkinen (McLaren) |
Mika Hakkinen |
McLaren |
São vários os motivos que explicam por que a prova espanhola é tão decisiva. Primeiramente, ela é realizada no circuito que pilotos e equipes mais conhecem devido aos testes de pré-temporada. Para se ter uma ideia, em todos os traçados da temporada, a Fórmula 1 anda por três dias no ano; em Barcelona, por 15.
“Como é uma pista em que corremos bastante, não vamos ter surpresa em relação ao acerto, diferentemente das demais, em que ainda não andamos com esses pneus Pirelli”, explica Ricardo Penteado, engenheiro de motores da Lotus.
O segundo motivo tem a ver com as características do traçado. O circuito tem todos os tipos de curva e, especialmente na curva três – longa e de alta velocidade – testa a pressão aerodinâmica do carro. Por isso, os carros mais eficientes tendem a se sair melhor no circuito.
Ainda assim, houve espaço para uma surpresa ano passado, quando Pastor Maldonado herdou a pole após uma punição a Lewis Hamilton e travou uma disputa com a Ferrari de Fernando Alonso durante toda a prova para vencer, na primeira conquista da equipe Williams desde 2004.
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