Fórmula 1
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Verstappen: retardo no turbo me custou a pole, foi frustrante

compartilhar
comentários
Verstappen: retardo no turbo me custou a pole, foi frustrante
Por:
13 de jul de 2019 18:00

Holandês diz que atraso na resposta do acelerador na saída das curvas de baixa pode ter custado dois décimos de segundo em sua melhor volta

Max Verstappen acredita que poderia ter alcançado sua primeira pole position na Fórmula 1, no treino classificatório do GP da Grã-Bretanha. De acordo com o holandês, isso só não foi possível por conta de um atraso na resposta do motor ao acionamento do acelerador.

Leia também:

O piloto da Red Bull vai começar a corrida de Silverstone na quarta posição, após se classificar apenas 183 milésimos atrás do pole, Valteri Bottas. Com o problema na aceleração, Verstappen disse ter perdido cerca de 2 décimos por volta, o que significa que sem a falha, teria sido mais rápido do que o adversário da Mercedes.

“Se olharmos para o fim de semana como um todo, eu não tive um bom equilíbrio no carro para a classificação”, disse Verstappen. “A forma com que resolvemos isso para o treino foi muito boa”.

“Mas eu sofri com um retardo no turbo o dia todo, o que significou que isso me segurou quando eu acelerava, porque só depois é que funcionava. Isso nos custou um ou dois décimos hoje, com certeza, então olhando para o meu tempo final, foi muito frustrante”.

A Red Bull e a Honda estão investigando o equipamento para determinar exatamente o que causou o atraso entre o piloto pressionar o acelerador e o motor entregar a potência. É o terceiro fim de semana de corrida consecutivo em que o holandês reporta essa sensação.

Quando questionado pelo Motorsport.com se este era um problema recorrente ou algo associado à atualização do motor, o piloto disse: “Eu já tive esse problema antes. É só uma questão de ajuste fino, mas não conseguimos apurar isso hoje”.

Para esclarecer o que significava este ajuste fino, Verstappen disse que estava relacionado com a forma com que “o impulso dá o arranque”.

“Normalmente nós conseguimos, hoje não deu certo, então o tempo todo você busca a potência e em algumas curvas as rpm estão baixas, aí existe um atraso. Você pressiona o acelerador e não acontece nada e de repente você recebe o impulso. Isso faz você perder performance, especialmente neste circuito”.

“Temos longas retas na saída da maioria das curvas de baixa velocidade. Com a falha, você perde tempo continuamente”.

A dirigibilidade do motor Honda tem sido um importante ponto adicional para os carros da Red Bull e da Toro Rosso neste ano.

Questionado pelo Motorsport.com se as configurações de aceleração estavam superiores com a Honda do que com a fornecedora anterior da Red Bull, a Renault, Verstappen disse: “Bem, é uma unidade de potência completamente diferente, temos vários benefícios e algumas coisas são obviamente diferentes”.

“Falta apenas mais um pouco de acerto fino. Normalmente conseguimos fazer isso direito. Mudamos algumas coisas aqui e ali e tudo fica certo”.

Confira como ficou o grid de largada completo para o GP da Grã-Bretanha

Galeria
Lista

1 - Valtteri Bottas: 1min25s093

1 - Valtteri Bottas: 1min25s093
1/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

2- Lewis Hamilton: 1min25s099

2- Lewis Hamilton: 1min25s099
2/20

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

3 - Charles Leclerc: 1min25s172

3 - Charles Leclerc: 1min25s172
3/20

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

4 - Max Verstappen: 1min25s276

4 - Max Verstappen: 1min25s276
4/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

5 - Pierre Gasly: 1min25s590

5 - Pierre Gasly: 1min25s590
5/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

6 - Sebastian Vettel: 1min25s787

6 - Sebastian Vettel: 1min25s787
6/20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

7 - Daniel Ricciardo: 1min26s182

7 - Daniel Ricciardo: 1min26s182
7/20

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

8 - Lando Norris: 1min26s224

8 - Lando Norris: 1min26s224
8/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

9 - Alexander Albon: 1min26s345

9 - Alexander Albon: 1min26s345
9/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

10 - Nico Hulkenberg: 1min26s386

10 - Nico Hulkenberg: 1min26s386
10/20

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

11 - Antonio Giovinazzi: 1min26s519

11 - Antonio Giovinazzi: 1min26s519
11/20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

12 - Kimi Raikkonen: 1min26s546

12 - Kimi Raikkonen: 1min26s546
12/20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

13 - Carlos Sainz Jr.: 1min26s578

13 - Carlos Sainz Jr.: 1min26s578
13/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

14 - Romain Grosjean: 1min26s757

14 - Romain Grosjean: 1min26s757
14/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

15 - Sergio Perez: 1min26s928

15 - Sergio Perez: 1min26s928
15/20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

16 - Kevin Magnussen: 1min26s662

16 - Kevin Magnussen: 1min26s662
16/20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

17 - Daniil Kvyat: 1min26s721

17 - Daniil Kvyat: 1min26s721
17/20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

18 - Lance Stroll: 1min26s762

18 - Lance Stroll: 1min26s762
18/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

19 - George Russell: 1min27s789

19 - George Russell: 1min27s789
19/20

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

20 - Robert Kubica: 1min28s257

20 - Robert Kubica: 1min28s257
20/20

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

Próximo artigo
Chefe da Red Bull invadiu Silverstone para conhecer Senna e Mansell

Artigo anterior

Chefe da Red Bull invadiu Silverstone para conhecer Senna e Mansell

Próximo artigo

Rio faz acordo de exclusividade para negociar com F1 até novembro

Rio faz acordo de exclusividade para negociar com F1 até novembro
Carregar comentários