Vettel coloca ordem na casa e lidera terceira sessão de treinos
Alemão da Red Bull colocou mais de quatro décimos em cima de Fernando Alonso; Felipe Massa foi o terceiro
Sebastian Vettel colocou ordem na casa e liderou a última sessão de treinos livres antes da sessão de classificação para o GP da Europa. O alemão da Red Bull foi 0s420 mais rápido que Fernando Alonso. Felipe Massa foi o terceiro e Rubens Barrichello, o 16º, logo à frente do companheiro Pastor Maldonado.
Com temperaturas mais elevadas que ontem, especialmente na pista, devido ao céu aberto – 26ºC ambiente e 36ºC no asfalto – a terceira sessão de treinos livres começou com as tradicionais voltas de instalação, para a checagem de sistemas. Os pilotos das nanicas foram os primeiros a fazer uma sequência grande de voltas. Os Sauber, que não foram bem na sexta-feira, e Jaime Alguersuari, que não participou da segunda sessão de treinos livres, também iniciaram cedo os trabalhos.
O primeiro dos ponteiros a baixar bem os tempos foi Fernando Alonso, o primeiro a baixar de 1min40, com 35 minutos para o final do treino. Enquanto o espanhol dominava na frente, os Red Bull de Vettel e Webber sequer tinham tempo marcado.
Quando o líder do campeonato começou a trabalhar para valer, foi o primeiro a baixar de 1min39 e colocou meio segundo em Alonso. Com 25 minutos para o final da sessão, o alemão liderava, com o espanhol em segundo, Jenson Button em terceiro, Mark Webber em quarto, Felipe Massa em quinto, Nico Rosberg em sexto, Nick Heidfeld em sétimo e Lewis Hamilton em oitavo. Rubens Barrichello era 12º.
Não demorou para Webber pular para segundo. Até aquele momento, todos andavam com os compostos médios da Pirelli.
O primeiro dos grandes a colocar pneus macios foi Michael Schumacher, que evoluiu de 1min41s1 para 1min38s7, pulando para a segunda colocação. Seu companheiro, Rosberg, foi ainda mais rápido e tomou a ponta. Mesmo assim, obteve apenas pouco mais de um décimo do tempo de Vettel com pneus médios.
Rosberg foi batido por Massa, três décimos mais rápido. Em seguida, Alonso melhorou em 0s599 a marca do brasileiro. Button, com macios, fez o terceiro melhor tempo, a seis décimos das Ferrari. Atrapalhado por Schumacher, Hamilton não completou sua primeira volta rápida com o pneu. Na segunda, ficou apenas em sétimo.
Webber tirou o terceiro lugar de Button, enquanto Vettel melhorou o tempo de Alonso em mais de quatro décimos e fechar a fatura.
Os carros voltam à pista para o treino de classificação a partir das 9h (de Brasília), com exibição ao vivo da Rede Globo e da Rádio Jovem Pan.
Confira a classificação final:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.