Últimas notícias

Vettel diz que Mercedes usou Bottas para ajudar Hamilton

Sebastian Vettel crê que perdeu tempo precioso durante o GP da Espanha quando se viu atrás de Valtteri Bottas e diz que Mercedes usou finlandês para permitir que Lewis Hamilton ganhasse terreno

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H

Andrew Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, the rest of the field as Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, runs wide after contact
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, makes a stop
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, lead at the start of the race
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, second place Sebastian Vettel, Ferrari, third place Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Embora tenha largado melhor e liderado boa parte da prova, Sebastian Vettel se viu derrotado por Lewis Hamilton no stint final da corrida, quando o britânico se aproveitou dos pneus macios para superar o alemão, que calçava pneus médios.

Para o germânico, dois episódios foram fundamentais para que Hamilton tivesse a chance de superá-lo: o primeiro foi quando Valtteri Bottas ficou na pista por mais tempo antes do primeiro pit stop. Com isso, Vettel ficou atrás do finlandês, o que gerou uma perda de tempo preciosa, segundo o alemão.

"Não estou feliz, a vitória estava ali", disse. "Lewis teve como ficar na pista por mais tempo e escolher um pneu diferente. Eu entrei antes e fiquei atrás de Valtteri, sabia que eles não o mandariam para os boxes."

"Ele estava com os pneus desgastados, então a Mercedes o usou um pouco para me bloquear", afirmou Vettel, que acabou superando Bottas em uma manobra arrojada na freada para a curva 1.

"Ele conseguiu sair bem da chicane na minha primeira tentativa, então não deu certo. Na segunda, entendi que deveria encontrar um caminho, mesmo se fosse pela grama. Fingi ir por dentro, voltei para fora e depois fui por dentro em definitivo. Quase perdi o carro, pois tinha o DRS em funcionamento, mas deu certo. Entretanto, perdi tempo considerável atrás dele", observou.

Vettel reconstruiu a vantagem sobre Hamilton se aproveitando dos pneus macios, enquanto o britânico estava com os médios. O segundo golpe na estratégia do germânico veio, então, quando ambos fizeram o último pit stop.

Hamilton se aproveitou do Safety Car virtual, que entrou devido ao abandono de Stoffel Vandoorne, para colocar novamente compostos macios. Vettel, que parou depois, colocou os médios e se viu tendo que enfrentar o britânico já ao sair dos boxes. 

"Eu não sei o que aconteceu no último stint, quando saí dos boxes fiquei surpreso com o quanto Hamilton estava perto. Pensei que tinha oito segundos de vantagem, o que deveria me dar algum conforto", ponderou.

Vettel resistiu aos ataques iniciais de Hamilton, mas foi superado, por fora, no final da reta dos boxes na 44ª volta.

"Pensei que seria mais difícil para ele conforme o tempo passasse, mas fiquei sem vácuo (dos retardatários) e ele me superou sem dificuldades. Todos os méritos a ele, que venceu de forma justa. Ninguém pode tirar isso dele", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Force India é multada em € 25 mil por não mudar números
Próximo artigo Vitória eletrizante de Hamilton: imagens do dia em Barcelona

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil