Vettel: felicidade importa mais que dinheiro para renovação com a Ferrari na F1
Vínculo atual do piloto alemão com o time de Maranello se encerra no fim da temporada 2020
Sebastian Vettel, Ferrari
Andy Hone / Motorsport Images
Tetracampeão mundial da Fórmula 1 e piloto da Ferrari na categoria máxima do automobilismo, Sebastian Vettel tem contrato com o time de Maranello apenas até o fim da temporada 2020 e ainda não definiu seu futuro.
Entretanto, o alemão garante que o dinheiro "não é a coisa mais importante" em suas discussões com a escuderia italiana sobre um novo contrato. Segundo ele, a felicidade é um fator preponderante.
Leia também:
A admissão de Vettel vem em um momento de questionamento do piloto na equipe vermelha. Seu companheiro desde o começo do ano passado, o monegasco Charles Leclerc superou o veterano em 2019 e vem ofuscando o tetracampeão.
Tendo o futuro de longo prazo em vista, aliás, a cúpula da Ferrari já correu para garantir, no começo deste ano, a renovação contratual do jovem piloto de 22 anos até o encerramento da temporada 2024 da F1.
Há dúvidas, porém, sobre a permanência de Vettel no time de Maranello. O alemão chegou na equipe em 2015, após ser tetracampeão pela Red Bull entre 2010 e 2013, mas ainda não conseguiu disputar o título de forma significativa pela equipe italiana.
De todo modo, as negociações entre as partes continuam. O chefe da equipe, Mattia Binotto, afirmou no teste de pré-temporada de fevereiro em Barcelona que estava confiante que Ferrari e Vettel "chegarão a um acordo muito em breve".
Com exclusividade ao Motorsport.com, Vettel também falou sobre as conversas: "Depende do que é importante para você, do que o move. E isso é justo. Se o dinheiro é seu motivador, ele pode levá-lo muito longe e torná-lo muito bem-sucedido”.
"Há muitos esportistas e empresários que prosperam por dinheiro. Acho que a questão realmente é se as pessoas têm uma noção suficiente disso. E isso não é válido apenas para a Fórmula 1", disse o vencedor de 53 GPs (relembre-os abaixo).
GP da Itália de 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012
Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015
Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018
GP da Grã-Bretanha de 2018
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
“Estamos colocando nossa vida em risco, então você precisa mostrar algum apreço por tudo isso. Nossas carreiras também são mais curtas do que algumas outras. Mas eu acho que o mais importante é que você seja feliz, essa é a chave".
"Obviamente, a F1 é meio que um circo. Porque há muito dinheiro envolvido e o dinheiro tende a ‘estragar’ as pessoas. Acho que, em geral, isso é uma verdade”, ponderou o piloto alemão da Ferrari.
"Se for realista, posso dizer que não vou estar na F1 daqui a 10 anos. Acho que isso é algo em que você começa a pensar. Mas estou em uma posição muito afortunada em que posso tentar fazer muitas coisas depois que decidir parar de correr na F1”.
“Talvez corra outra coisa, talvez faça algo diferente no automobilismo ou faça algo completamente diferente fora dele. Tenho algumas ideias, mas ainda não decidi. Estou bastante relaxado”, completou Vettel.
GALERIA: Relembre todos os carros da Scuderia Ferrari na história da F1
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: motosport.com
POLÊMICA: O acordo 'secreto' da Ferrari que chocou os rivais na F1
PODCAST: Quem são os maiores comunicadores de automobilismo na TV brasileira?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Quem subestima Sainz é “bobo”, diz ex-companheiro
F1: Mercedes descobre pista importante sobre origem de problemas no carro
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Vettel completa teste com Porsche do WEC em Aragón
Vettel testará o hipercarro da Porsche em Aragón
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
ANÁLISE F1: Com futuros de Verstappen e Pérez em xeque, Red Bull detém 'rédeas' do mercado de pilotos de 2025
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments