Vettel lidera quinto dia de testes em Barcelona; Hamilton tem problema no motor
Tetracampeão manteve a liderança do quinto dia de testes em Barcelona, marcado também pela Mercedes de Hamilton parando no meio da pista com problemas no motor
Mesmo com uma rodada na parte da manhã, Sebastian Vettel ainda conseguiu fazer o melhor tempo da primeira sessão desta quinta-feira em Barcelona, na pré-temporada da Fórmula 1. Na parte da tarde, o melhor tempo do alemão não chegou a ser contestado por ninguém e a Ferrari terminou o dia na frente pela primeira vez durante os testes, após uma performance mais tímida na semana anterior.
Além dos dez pilotos que foram à pista pela manhã, apenas três equipes optaram por fazer trocas para a segunda metade do dia: na Red Bull, Alexander Albon assumiu o carro no lugar de Max Verstappen; na Renault, Ricciardo no lugar de Ocon e Hamilton no lugar de Bottas na Mercedes, totalizando 13 pilotos indo para a pista no dia.
Leia também:
As grandes marcas do dia vieram no número de voltas completadas. seis dos 13 pilotos que foram à pista completaram mais de 100 voltas, coincidentemente, os cinco melhores colocados desta quinta-feira, Sebastian Vettel (145), Pierre Gasly (139), Lance Stroll (130), Nicholas Latifi (160) e Lando Norris (113), além de Kevin Magnussen (111), que terminou o dia em nono.
Na Ferrari, apenas Sebastian Vettel esteve a bordo do SF1000 nesta quinta. Este foi o melhor dia de testes para a equipe italiana até aqui. Além da grande quilometragem que o tetracampeão adquiriu, pela primeira vez um dos pilotos conseguiu baixar da casa de 1min18s. Ainda pela manhã, Vettel fez 1min16s841, garantindo sua liderança para o resto do dia.
Atrás de Vettel veio Pierre Gasly com a AlphaTauri. Com o tempo de 1min17s066, foi o melhor tempo da ex-Toro Rosso durante a pré-temporada.
Em terceiro, Lance Stroll com a Racing Point, uma das equipes que mais vem se destacando durante esta pré-temporada. A equipe de Lawrence Stroll está envolvida em uma polêmica devido à direção dada para o carro de 2020, com um projeto muito similar à Mercedes de 2019, mas até agora vem apresentando bons resultados.
Com um tempo de 1min17s118, Stroll ficou a pouco mais de dois décimos do tempo de Vettel, além de ter andando uma distância equivalente a mais de dois GPs da Espanha. Vale destacar ainda que o tempo de Stroll foi marcado usando o composto C3, o mais intermediário da Pirelli, enquanto a volta de Vettel foi feito com um C5, o mais macio.
Uma das grandes surpresas do dia foi a Williams. Pela primeira vez na pré-temporada que o FW43 andou abaixo de 1min18s, assim como a Ferrari. Nicholas Latifi foi o responsável pelo programa do dia e conseguiu marcar como volta mais rápida 1min17s313, usando o composto C5, terminando o dia em quarto.
Outra marca importante para a Williams no dia foi o grande número de voltas completadas: foram 160, o maior número do dia, equivalente a dois GPs da Espanha e meio. Números impressionantes para uma equipe que já está no terceiro motor de três permitidos para os testes de pré-temporada.
A Red Bull ficou no meio do pelotão, com Max Verstappen em sexto, pilotando no período da manhã, e Alexander Albon, responsável pela parte da tarde, em décimo.
Já Lando Norris fechou o Top 5 do dia com sua McLaren e um tempo de 1min17s573 e pouco mais de 110 voltas completadas.
De Esteban Ocon, em oitavo, para baixo, todos os pilotos viraram acima de 1min18s. Na Renault, enquanto Ocon fez 1min18s013, Daniel Ricciardo foi apenas o 11º com 1min18s395. Magnussen, responsável pelos testes da Haas do dia, foi o nono com 1min18s225 e, na Alfa, Antonio Giovinazzi foi o penúltimo, com 1min19s670.
Na Mercedes, a performance foi mais tímida em comparação ao visto nos dias anteriores. Pela primeira vez desde o início da pré-temporada, nenhum de seus pilotos completou mais de 50 voltas e / ou terminou o dia nas primeiras posições. Valtteri Bottas assumiu o carro pela manhã, mas não chegou nem perto do seu tempo de 1min15s732 feito na semana passada, com 1min17s985 e 47 voltas completas.
Durante a tarde, seria a vez de Lewis Hamilton pilotar o W11, mas o programa do hexacampeão foi encerrado bem mais cedo. Com apenas 14 voltas completadas, Hamilton viu seu carro parando no meio da pista. O trabalho de resgate da Mercedes levou a uma bandeira vermelha. Segundo a equipe, a razão para o problema de Hamilton está na unidade de potência, devido à uma "anomalia na pressão do óleo, que levou o motor a parar como uma medida de precaução", conforme anúncio da equipe.
Com isso, o trabalho de Hamilton estava encerrado com mais de duas horas para o fim do dia. O britânico acabou completando apenas 14 voltas e foi o décimo terceiro e último na tabela dos pilotos mais rápidos, com um melhor tempo em 1min22s425.
Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 encerram-se amanhã, com a sessão iniciando às 05 da manhã, horário de Brasília.
Veja os melhores tempos e voltas completadas no dia em Barcelona
Posição | Piloto | Equipe | Volta mais Rápida | Voltas Completadas |
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1min16s841 | 145 |
2 | Pierre Gasly | AlphaTauri | 1min17s066 | 139 |
3 | Lance Stroll | Racing Point | 1min17s118 | 130 |
4 | Nicholas Latifi | Williams | 1min17s313 | 160 |
5 | Lando Norris | McLaren | 1min17s573 | 113 |
6 | Max Verstappen | Red Bull | 1min17s738 | 31 |
7 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1min17s985 | 47 |
8 | Esteban Ocon | Renault | 1min18s013 | 37 |
9 | Kevin Magnussen | Haas | 1min18s225 | 111 |
10 | Alexander Albon | Red Bull | 1min18s393 | 61 |
11 | Daniel Ricciardo | Renault | 1min18s395 | 59 |
12 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | 1min19s670 | 92 |
13 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1min22s425 | 14 |
VÍDEO: Confira uma análise da segunda temporada de Drive to Survive
Veja imagens desta quinta-feira de testes em Barcelona
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Barrichello põe GP de F1 de 2003 como “momento entalado”, mas declara amor a Interlagos: “Quero ser enterrado aqui”
Neugebauer e Barrichello falam sobre drama com pneu na final da Porsche Cup e “química” da dupla
Martín é campeão da MotoGP 2024 e repete feito histórico de Rossi após 23 anos
Últimas notícias
Pilotos revelam 'surpresa' com "estranha" saída do diretor de provas da F1
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.