Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

Villeneuve: “Massa pode ser último grande piloto do Brasil”

Companheiro de Felipe em 2005 na equipe Sauber, canadense campeão em 1997 relembra bons momentos ao lado do brasileiro

Felipe Massa and Jacques Villeneuve
Jacques Villeneuve,
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams
Jacques Villeneuve
Felipe Massa, Williams FW38
Helmets of Jacques Villeneuve and Felipe Massa
Felipe Massa and Jacques Villeneuve
Jacques Villeneuve
(L to R): Marc Gene, Ferrari Test Driver with Davide Valsecchi, Sky F1 Italia Presenter, Federica Masolin, Sky F1 Italia Presenter, and Jacques Villeneuve
Sauber photoshoot: Felipe Massa and Jacques Villeneuve pose with Sauber team members

A preocupação pelo futuro do Brasil na Fórmula 1 não está apenas na mente do torcedor brasileiro. O campeão de 1997, Jacques Villeneuve, também se confessou pessimista com o futuro do país na Fórmula 1 após a aposentadoria de Felipe Massa.

Perguntado pelo Motorsport.com em Interlagos sobre qual seria o legado de Felipe na F1, o campeão de 1997 disse que Massa pode ser lembrado nos próximos anos como o último bom nome do Brasil na categoria.

“Massa pode ser o último grande piloto brasileiro em muito tempo”, falou.

“Não há ninguém atrás dele. Temos tido uma grande história de pilotos brasileiros no decorrer dos anos, algo carregado até este ano. E não vejo nada vindo depois. Ele vai estar na história, com certeza.”

Na Fórmula 1 entre 1996 e 2006, Villeneuve foi companheiro de Massa na Sauber em 2005. Naquela temporada, o brasileiro derrotou o canadense por 11 pontos a 9 no campeonato de pilotos. Jacques recordou o tempo que passou ao lado de Felipe na F1.

“Foi muito divertido. Ele foi um grande companheiro de equipe, porque havia muito respeito entre nós, o que era bem legal.”

“Ele sempre trabalhou muito. Ele sabia o que queria aqui na Fórmula 1, era um piloto muito rápido. A energia foi muito boa, eu realmente gostei. Tive muitos companheiros de equipe, mas Felipe provavelmente foi o mais legal que tive.”

“Aquela não foi uma boa temporada, não tivemos um grande momento. O carro não era muito bom. Mesmo tendo sinergia com o companheiro, quando o equipamento não é bom não tem muito o quê você falar de bom.”

O canadense relembrou também o incidente que se envolveu com Massa, em Mônaco. Ambos disputavam posição dentro da zona de pontos, quando o Jacques tirou Felipe da pista por uma manobra na primeira curva da pista e acabou batendo.

“O pior momento daquele ano foi quando acabamos nos envolvendo em uma confusão em Mônaco. Não nos tocamos, mas nós dois saímos na primeira curva. Quando voltamos para o box, Peter (Sauber) gritou muito conosco (risos). Este foi o ponto baixo.”

O único ponto a lamentar para Villeneuve é o fato de Massa não ter sido campeão em 2008. “Ele está na Fórmula 1 há muito tempo e chegou em um ponto que está feliz para sair. Isso é bom. A única pena foi que ele não venceu o campeonato quando ele merecia, mas mesmo assim ele ainda teve uma grande carreira.”

Artigo anterior Com 4º tempo, Massa mata saudade de nome perto do topo
Próximo artigo Ecclestone diz que GP do Brasil está sob risco para 2017

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros