Recomendado para você

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles
Últimas notícias

Webber alerta Alonso: “Conciliar F1 e Le Mans seria um erro”

Australiano, que possui experiência em ambas as competições, afirma que prova no endurance “absorveria muita energia”, o que seria uma distração

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
Fernando Alonso, United Autosports
Mark Webber
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso, Sébastien Buemi
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050-Hybrid: Fernando Alonso

Ex-piloto da F1 e campeão mundial de endurance, Mark Webber acredita que Fernando Alonso cometeria um erro caso decida de fato disputar as 24 Horas de Le Mans paralelamente à sua campanha pela McLaren na categoria máxima do automobilismo.

O espanhol já expressou sua intenção em alinhar no grid de Le Mans, já que almeja a conquista da tríplice coroa do automobilismo – que também conta com o GP de Mônaco, prova que já venceu por duas vezes, e as 500 Milhas de Indianápolis.

Para Webber, a diferença entre as dinâmicas das modalidades pode representar uma dificuldade excessiva para quem precisa intercalar entre uma competição e outra – o que pode ser um problema para Alonso.

“É um erro. São duas coisas totalmente diferentes, que te absorvem uma energia mental altíssima. Se você faz a F1, não pode permitir certas distrações”, analisou o australiano, que triunfou no WEC em 2015, ao site italiano Automoto.it.

“Digo isso após ter passado pela temporada e corrido em Le Mans. Eu, no lugar de Fernando, não faria isso. Ou você escolhe fazer Le Mans como se deve e se concentra nisso, trabalhando nas três semanas anteriores com uma concentração de louco, sem se esquecer disso no resto do ano, ou arrisca ir mal. A F1 de hoje é específica de tal forma que não permite espaços”, continuou.

Quando questionado sobre o caso de Nico Hulkenberg – que, em 2015, venceu em Le Mans enquanto competia regularmente pela Force India na F1 –, Webber comparou:

“Era uma equipe de segundo plano na F1, que não tinha a mesma pressão, além de que ele estava em Le Mans com uma equipe que estava no topo [Porsche]. Isso simplifica muito as coisas”, disse. “Mas até mesmo ele estava distraído no fim.”

“Na F1, o empenho mental é muito forte e, para entender se vale a pena, acredito que Alonso tenha feito bem em correr em [24 Horas de] Daytona.”

Webber participou das atividades de cinco edições das 24 Horas de Le Mans, mas nenhuma delas coincidiu com seus anos na F1. O australiano atuou na corrida francesa entre 98 e 99, pela Mercedes, e 2014 e 2016, pela Porsche. Seu melhor resultado foi um segundo lugar, em 2015.

Artigo anterior Gasly: ida à Toro Rosso mostra que F1 “não é só dinheiro”
Próximo artigo McLaren prevê “maior mudança” no visual entre as equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros