Webber alerta Alonso: “Conciliar F1 e Le Mans seria um erro”
Australiano, que possui experiência em ambas as competições, afirma que prova no endurance “absorveria muita energia”, o que seria uma distração











Ex-piloto da F1 e campeão mundial de endurance, Mark Webber acredita que Fernando Alonso cometeria um erro caso decida de fato disputar as 24 Horas de Le Mans paralelamente à sua campanha pela McLaren na categoria máxima do automobilismo.
O espanhol já expressou sua intenção em alinhar no grid de Le Mans, já que almeja a conquista da tríplice coroa do automobilismo – que também conta com o GP de Mônaco, prova que já venceu por duas vezes, e as 500 Milhas de Indianápolis.
Para Webber, a diferença entre as dinâmicas das modalidades pode representar uma dificuldade excessiva para quem precisa intercalar entre uma competição e outra – o que pode ser um problema para Alonso.
“É um erro. São duas coisas totalmente diferentes, que te absorvem uma energia mental altíssima. Se você faz a F1, não pode permitir certas distrações”, analisou o australiano, que triunfou no WEC em 2015, ao site italiano Automoto.it.
“Digo isso após ter passado pela temporada e corrido em Le Mans. Eu, no lugar de Fernando, não faria isso. Ou você escolhe fazer Le Mans como se deve e se concentra nisso, trabalhando nas três semanas anteriores com uma concentração de louco, sem se esquecer disso no resto do ano, ou arrisca ir mal. A F1 de hoje é específica de tal forma que não permite espaços”, continuou.
Quando questionado sobre o caso de Nico Hulkenberg – que, em 2015, venceu em Le Mans enquanto competia regularmente pela Force India na F1 –, Webber comparou:
“Era uma equipe de segundo plano na F1, que não tinha a mesma pressão, além de que ele estava em Le Mans com uma equipe que estava no topo [Porsche]. Isso simplifica muito as coisas”, disse. “Mas até mesmo ele estava distraído no fim.”
“Na F1, o empenho mental é muito forte e, para entender se vale a pena, acredito que Alonso tenha feito bem em correr em [24 Horas de] Daytona.”
Webber participou das atividades de cinco edições das 24 Horas de Le Mans, mas nenhuma delas coincidiu com seus anos na F1. O australiano atuou na corrida francesa entre 98 e 99, pela Mercedes, e 2014 e 2016, pela Porsche. Seu melhor resultado foi um segundo lugar, em 2015.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.