Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Whiting diz que todos os escapamentos estão dentro do regulamento

Delegado técnico da FIA inspeciona carros em Jerez em meio a nova briga pelo uso dos gases para ganho aerodinâmico

Ferrari apresentou uma das soluções mais extremas para os escapamentos

Toda pré-temporada de F-1 que se preze precisa de uma boa polêmica e a deste ano promete se concentrar na mesma área que deu dor de cabeça ano passado: o uso dos escapamentos para ganho aerodinâmico.

Para 2012, a FIA decidiu abolir os escapamentos soprados no difusor, determinando uma área para seu posicionamento que proibia este tipo de uso. No entanto, algumas equipes vêm demonstrando nos primeiros testes em Jerez de la Frontera interpretações que continuam gerando ganhos aerodinâmicos.

Presente nos testes, o delegado técnico da FIA Charlie Whiting  afirmou que, ao menos por enquanto, nenhuma equipe está fora do regulamento. “No momento, estão todos legais”, afirmou à Auto Motor und Sport.

Um dos mais descontentes com as soluções encontradas pelos rivais, especialmente McLaren e Ferrari, é o projetista da Red Bull, Adrian Newey. “Há sempre uma chance de alguém aparecer com algo que estará no limite [das regras].”

O que McLaren e Ferrari estariam fazendo é direcionar o ar do escapamento para os dutos de freio, a fim de ganhar pressão aerodinâmica. O projetista de Maranello, Nikolas Tombazis, no entanto, não se diz surpreendido com nada do que viu.

“Não vi nada fora do comum. Analisamos o que todos estão fazendo e não vi uma grande inovação que não havíamos estudado.”

Outro ponto de discórdia são as asas dianteiras flexíveis. Usadas desde 2010 pela Red Bull e copiadas por outras equipes, elas tiveram as regras endurecidas pela FIA.

“Essa mudança de regra veio muito tarde. O resultado é que a asa ganhou muito peso, fazendo com que seja difícil chegar à distribuição de peso perfeita”, reclamou Newey.

Artigo anterior Sétimo colocado, Massa destaca importância de acumular dados para F2012
Próximo artigo Mercedes volta a liderar treinos com modelo de 2011

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros