Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Últimas notícias

Whiting diz que todos os escapamentos estão dentro do regulamento

Delegado técnico da FIA inspeciona carros em Jerez em meio a nova briga pelo uso dos gases para ganho aerodinâmico

Ferrari apresentou uma das soluções mais extremas para os escapamentos

Toda pré-temporada de F-1 que se preze precisa de uma boa polêmica e a deste ano promete se concentrar na mesma área que deu dor de cabeça ano passado: o uso dos escapamentos para ganho aerodinâmico.

Para 2012, a FIA decidiu abolir os escapamentos soprados no difusor, determinando uma área para seu posicionamento que proibia este tipo de uso. No entanto, algumas equipes vêm demonstrando nos primeiros testes em Jerez de la Frontera interpretações que continuam gerando ganhos aerodinâmicos.

Presente nos testes, o delegado técnico da FIA Charlie Whiting  afirmou que, ao menos por enquanto, nenhuma equipe está fora do regulamento. “No momento, estão todos legais”, afirmou à Auto Motor und Sport.

Um dos mais descontentes com as soluções encontradas pelos rivais, especialmente McLaren e Ferrari, é o projetista da Red Bull, Adrian Newey. “Há sempre uma chance de alguém aparecer com algo que estará no limite [das regras].”

O que McLaren e Ferrari estariam fazendo é direcionar o ar do escapamento para os dutos de freio, a fim de ganhar pressão aerodinâmica. O projetista de Maranello, Nikolas Tombazis, no entanto, não se diz surpreendido com nada do que viu.

“Não vi nada fora do comum. Analisamos o que todos estão fazendo e não vi uma grande inovação que não havíamos estudado.”

Outro ponto de discórdia são as asas dianteiras flexíveis. Usadas desde 2010 pela Red Bull e copiadas por outras equipes, elas tiveram as regras endurecidas pela FIA.

“Essa mudança de regra veio muito tarde. O resultado é que a asa ganhou muito peso, fazendo com que seja difícil chegar à distribuição de peso perfeita”, reclamou Newey.

Artigo anterior Sétimo colocado, Massa destaca importância de acumular dados para F2012
Próximo artigo Mercedes volta a liderar treinos com modelo de 2011

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros