Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
Últimas notícias

Zona dupla de asa móvel gera opiniões distintas no grid

Características de Monza fazem Alonso e Webber não preverem muitas mudanças; mas eles, assim como Button, Senna e Maldonado esperam GP emocionante

Disputas em Monza devem ser mais agitadas que em Spa

 

O GP da Itália de F-1, que será disputado neste fim de semana em Monza, terá como novidade a presença de duas zonas para a ativação da asa móvel.
 
A ideia é aproveitar melhor as retas e provocar mais ultrapassagens. No entanto, alguns pilotos, como Alonso e Webber, não acreditam em tanto ganho aerodinâmico com o sistema.
 
"Aqui não existe tanta resistência aerodinâmica, pois a asa já é pequena aqui. Com o DRS, ganhamos apenas a metade da velocidade extra, em relação a qualquer outro circuito", afirma o asturiano.
 
"A velocidade vai aumentar, mas não como Silverstone. Mas vai funcionar. Não sabemos a efetividade em relação à concorrência. Funcionará, mas pouco, mas é tudo relativo", ressalta Webber. "Como sempre, só saberemos no domingo à noite se era pra ser conervador ou agressivo. É difícil acertar isso, entender o quão forte deverá ser."
 
Quem se mostrou entusiasmado com a zona dupla de DRS é Pastor Maldonado: "Em Monza, mesmo sem o DRS, já se passava muito aqui. Agora, com o DRS, vai ser ainda mais. É sempre interessante passar alguém, não é tão simples quanto as pessoas falam, especialmente para equipes como a nossa. Vamos ver o que acontece aqui. Vai ser uma incógnita, mas creio que podemos nos divertir muito e acho que veremos uma boa corrida."
 
Assim como Maldonado, Button se anima com o artifício, e afirma que isso tornará a corrida interessante, pois a largada e a primeira curva não terão tanta importância. "Em Monza você não precisa largar da primeira curva, mas é difícil encontrar o caminho na primeira curva. Ficar fora de problemas e classificar bem é importante, mas a curva 1 não é essencial, pois você pode jogar mais o jogo com a asa móvel."
 
Já Bruno Senna destaca que as poucas curvas podem tornar a prova menos emocionate que Spa, mas considera que a prova será interessante."A probabilidade de ultrapassagem é maior, mas tem menos curvas que Spa. Seguir o carro da frente com menos downforce não é mais fácil. Vai ser interessante ver como serão as ultrapassagens." 
 
"Todo mundo tem um kit de asa só para Monza. Diferente do duto, você só pode usar a asa perto do outro e, se ela tiver muita carga, não dá para chegar. O jeito é achar um ponto de equilíbrio", completa.
 
(Colaboraram Felipe Motta, Julianne Cerasoli e Luis Fernando Ramos, de Monza)
Artigo anterior Hamilton espera ficar longe de problemas em Monza
Próximo artigo Maldonado é "cabo eleitoral" de Barrichello na Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros