F2: Bortoleto tem sustos, mas termina em 5º e mantém liderança; Bearman vence Sprint do Catar
Francês chegou a liderar boa parte da prova, mas aposta arriscada pelos pneus médios prejudicou o piloto na reta final
A Fórmula 2 entregou neste sábado uma corrida sprint tensa no Catar. Oliver Bearman foi o vencedor em uma prova encerrada sob SC, enquanto Gabriel Bortoleto foi o quinto. Com Isack Hadjar em quarto, o brasileiro mantém a liderança do campeonato a três corridas do fim.
O grid, que teve Oliver Bearman na pole e Isack Hadjar em segundo, veio com algumas mudanças. Kush Maini pagou uma punição de 5 posições carregada de Baku, o que levou Gabriel Bortoleto para oitavo. Já Pepe Martí, companheiro de Hadjar, não participou da prova por problemas técnicos com o carro.
Bortoleto e Hadjar apostaram em estratégias diferentes para a corrida. Enquanto o brasileiro foi para o composto duro, o francês foi para o médio.
Na largada, Bearman saiu bem e manteve a ponta, com Hadjar em segundo, enquanto Bortoleto fez uma saída segura para manter a oitava posição. Aproveitando a aderência melhor do pneu médio, Hadjar passou a pressionar Bearman, com os dois conseguindo se afastar do restante do grid ao final da primeira volta.
Aproveitando a vantagem do composto, Hadjar pulou para a ponta ainda na segunda volta, buscando abrir para controlar o ritmo na parte final da prova, de 23 voltas.
Hadjar rapidamente abriu na frente, chegando a 3s5 na volta 5 para Bearman, que tinha mais 2s3 para Martins. Dali para trás, formava-se um trem de DRS. Mas o estouro do motor de Goethe permitiu não somente que Bortoleto ganhasse uma posição como também forçou a direção de prova acionar o SC Virtual.
A bandeira verde veio logo na volta seguinte, na sétima. Bortoleto relargou colado em Aron, que também atacava Verschoor. Lá na frente, Hadjar mantinha a diferença para Bearman na casa de 3s. Mas, pelo rádio, o francês reclamava que o pneu médio já estava indo embora.
O trem formato por Martins, Crawford, Verschoor, Aron e Bortoleto protagonizava a briga da corrida na metade da prova, com os dois primeiros em manobras questionáveis. Lá na frente, Hadjar via a distância para Bearman cair para 2s.
Sem performance nos pneus, Bearman entrou na janela de DRS de Hadjar na volta 17, enquanto Crawford finalmente ultrapassava Martins pela terceira posição, deixando o francês para Verschoor, Aron e Bortoleto. No começo do giro seguinte, um susto para o brasileiro, sendo levado pra fora da pista ao tentar ultrapassar Aron no primeiro setor, mas sem perder posição.
Logo na sequência, uma disputa mais pesada entre Martins e Aron fez com que o francês caísse pra trás, permitindo a Bortoleto ganhar mais uma posição, subindo para sexto, enquanto Crawford 'roubava' o ponto de volta mais rápida de Hadjar.
A duas voltas do fim, Bearman retoma a liderança, com Bortoleto ainda em sexto. Mas Hadjar comete um erro, rodando sozinho, caindo para quarto. No mesmo momento, Maini e Antonelli se envolviam em um acidente, levando à entrada do SC.
No final, Oliver Bearman garantiu a vitória, com Jak Crawford em segundo e Richard Verschoor em terceiro. Isack Hadjar foi o quarto, com Paul Aron em quinto e Gabriel Bortoleto em sexto.
Após o fim da prova, Aron acabou punido pelos comissários, caindo para a sétima posição e, com isso, promovendo Bortoleto para quinto. O brasileiro termina o sábado com 3,5 pontos de vantagem para Hadjar.
A Fórmula 2 encerra a passagem pelo Catar no domingo com a segunda corrida do fim de semana, que terá Gabriel Bortoleto largando em 2º. A prova começa às 09h20, com transmissão da Band, do Bandsports e da F1TV Pro.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | Abandono | Bônus | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | O. Bearman Prema Powerteam | 3 | 23 |
40'51.281 |
182.644 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | J. Crawford DAMS Lucas Oil | 7 | 23 |
+0.295 40'51.576 |
0.295 | 182.622 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | R. Verschoor MP Motorsport | 11 | 23 |
+0.580 40'51.861 |
0.285 | 182.601 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | I. Hadjar Campos Racing | 20 | 23 |
+0.910 40'52.191 |
0.330 | 182.577 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 |
P. Aron Hitech Pulse-Eight
|
17 | 23 |
+1.059 40'52.340 |
0.149 | 182.566 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 |
G. Bortoleto Invicta Racing
|
10 | 23 |
+1.227 40'52.508 |
0.168 | 182.553 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 |
R. Miyata Rodin Motorsport
|
6 | 23 |
+1.544 40'52.825 |
0.317 | 182.529 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | Z. Maloney Rodin Motorsport | 5 | 23 |
+1.751 40'53.032 |
0.207 | 182.514 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 |
J. Duerksen PHM AIX Racing
|
24 | 23 |
+1.905 40'53.186 |
0.154 | 182.503 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | V. Martins ART Grand Prix | 1 | 23 |
+2.868 40'54.149 |
0.963 | 182.431 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 |
D. Beganovic DAMS Lucas Oil
|
8 | 23 |
+3.223 40'54.504 |
0.355 | 182.405 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 |
L. Browning ART Grand Prix
|
2 | 23 |
+3.532 40'54.813 |
0.309 | 182.382 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 |
J. Bennett Van Amersfoort Racing
|
14 | 23 |
+4.151 40'55.432 |
0.619 | 182.336 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 |
M. Esterson Trident
|
22 | 23 |
+4.760 40'56.041 |
0.609 | 182.290 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 |
C. Mansell Trident
|
23 | 23 |
+5.340 40'56.621 |
0.580 | 182.247 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | A. Cordeel Hitech Pulse-Eight | 16 | 23 |
+6.053 40'57.334 |
0.713 | 182.195 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 |
R. Villagómez Van Amersfoort Racing
|
15 | 23 |
+6.517 40'57.798 |
0.464 | 182.160 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 |
C. Shields PHM AIX Racing
|
25 | 23 |
+6.966 40'58.247 |
0.449 | 182.127 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. Antonelli Prema Powerteam | 4 | 20 |
+3 Laps 34'04.496 |
3 Laps | 190.359 | Acidente | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | K. Maini Invicta Racing | 9 | 20 |
+3 Laps 34'04.625 |
0.129 | 190.347 | Acidente | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf |
O. Goethe MP Motorsport
|
12 | 4 |
19 laps |
Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dns |
P. Martí Campos Racing
|
21 | 23 |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
NORRIS DEIXA PIASTRI VENCER SPRINT, George 3º! FIASCO de Pérez, HAMILTON x LECLERC, Verstappen SOFRE | PÓDIO SPRINT
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Tetra absurdo redefine Verstappen? Max comparado a lendas | Caio Collet
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.