Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

F2 deve ser tornar “obrigatória” após mudanças na F1

Principal categoria do automobilismo irá rever seu sistema de pontos para obtenção de superlicença, o que deverá tornar a F2 ainda mais importante

2018 FIA Formula 2 car

O sistema para a obtenção da superlicença da F1 passará por mudanças, o que transformará a F2 praticamente em um passo obrigatório para os pilotos. Quem garante é o diretor técnico da divisão de acesso, Didier Perrin.

No momento, os campeonatos de F2, F3 Europeia, Fórmula E, Indy e LMP1 do WEC proporcionam os 40 pontos necessários para obter a superlicença, documento obrigatório para os pilotos que querem competir na F1.

Se um piloto não for campeão em nenhuma dessas categorias, ele precisa ter obtido ao menos 40 pontos nos três anos anteriores.

Perrin explicou que o sistema de pontuação para a superlicença será modificado para que a F2 ofereça mais pontos para os competidores que obtiverem sucesso por lá.

“O sistema de pontos para a superlicença será revisto. Será praticamente obrigatório correr na F2 – na teoria não será obrigatório de fato, mas será o melhor caminho para a F1”, disse Perrin ao Motorsport.com.

 “É muito importante. Queremos voltar a valorizar a competitividade do piloto em vez de sua carteira. Isso irá promover muito a F2, já que ela será a categoria que dará mais pontos e a melhor preparação técnica para ir à F1.”

“Isso será divulgado em breve. Não quero falar em nome da FIA, já que ela divulgará isso, mas tudo será feito para que a F2 seja quase que um pré-requisito para a F1.”

O campeonato da F2 foi rebatizado em 2017, deixando de ser GP2. Ela passou a estar sob o controle regulamentador da FIA, o que efetivamente completou a meta da entidade em ter uma “pirâmide” de competições de monopostos – da F4 à F1.

O lançamento do F2 2018 – primeiro monoposto a contar com a proteção do cockpit estilo Halo – foi acompanhado de perto por Ross Brawn e Charlie Whiting, que indicaram querer laços mais estreitos entre a F2 e a F1.

Também há indícios de que a F1 tentará estabelecer com suas categorias de base uma relação semelhante ao que se vê na MotoGP – Moto2 – Moto3, o que poderia trazer benefícios esportivos e comerciais às classes.

Artigo anterior Matsushita crava pole; Leclerc é só 7º e Sette Câmara 12º
Próximo artigo Sette Câmara fala de vitória, pódios e analisa ano na F2

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros