Recomendado para você

F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos

F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Homenagens, parcerias... Veja todas as pinturas especiais para o GP dos Estados Unidos
MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia

MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia
MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato

MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Moreira revela que procurou Márquez antes de assinar contrato
F1: Os detalhes não revelados da renovação do contrato de Russell com a Mercedes

F1: Os detalhes não revelados da renovação do contrato de Russell com a Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Os detalhes não revelados da renovação do contrato de Russell com a Mercedes
F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal

F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
Últimas notícias

F2 deve ser tornar “obrigatória” após mudanças na F1

Principal categoria do automobilismo irá rever seu sistema de pontos para obtenção de superlicença, o que deverá tornar a F2 ainda mais importante

2018 FIA Formula 2 car

O sistema para a obtenção da superlicença da F1 passará por mudanças, o que transformará a F2 praticamente em um passo obrigatório para os pilotos. Quem garante é o diretor técnico da divisão de acesso, Didier Perrin.

No momento, os campeonatos de F2, F3 Europeia, Fórmula E, Indy e LMP1 do WEC proporcionam os 40 pontos necessários para obter a superlicença, documento obrigatório para os pilotos que querem competir na F1.

Se um piloto não for campeão em nenhuma dessas categorias, ele precisa ter obtido ao menos 40 pontos nos três anos anteriores.

Perrin explicou que o sistema de pontuação para a superlicença será modificado para que a F2 ofereça mais pontos para os competidores que obtiverem sucesso por lá.

“O sistema de pontos para a superlicença será revisto. Será praticamente obrigatório correr na F2 – na teoria não será obrigatório de fato, mas será o melhor caminho para a F1”, disse Perrin ao Motorsport.com.

 “É muito importante. Queremos voltar a valorizar a competitividade do piloto em vez de sua carteira. Isso irá promover muito a F2, já que ela será a categoria que dará mais pontos e a melhor preparação técnica para ir à F1.”

“Isso será divulgado em breve. Não quero falar em nome da FIA, já que ela divulgará isso, mas tudo será feito para que a F2 seja quase que um pré-requisito para a F1.”

O campeonato da F2 foi rebatizado em 2017, deixando de ser GP2. Ela passou a estar sob o controle regulamentador da FIA, o que efetivamente completou a meta da entidade em ter uma “pirâmide” de competições de monopostos – da F4 à F1.

O lançamento do F2 2018 – primeiro monoposto a contar com a proteção do cockpit estilo Halo – foi acompanhado de perto por Ross Brawn e Charlie Whiting, que indicaram querer laços mais estreitos entre a F2 e a F1.

Também há indícios de que a F1 tentará estabelecer com suas categorias de base uma relação semelhante ao que se vê na MotoGP – Moto2 – Moto3, o que poderia trazer benefícios esportivos e comerciais às classes.

Artigo anterior Matsushita crava pole; Leclerc é só 7º e Sette Câmara 12º
Próximo artigo Sette Câmara fala de vitória, pódios e analisa ano na F2

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros