Bird segura pressão de di Grassi no fim e vence em Roma
Britânico conta com batida de Rosenqvist e conseguiu manter a ponta, mesmo com bom ritmo do atual campeão da F-E
A Fórmula E estreou em Roma neste sábado (14) e contou com um final de prova emocionante. Sam Bird, que herdou a liderança da prova após a batida de Felix Rosenqvist, conseguiu segurar o ímpeto de Lucas di Grassi no fim e conquistou a segunda vitória da temporada.
O brasileiro, atual campeão da Fórmula E, também fez boa corrida, largando na sexta posição, caindo para oitavo, mas conseguindo brigar pela vitória.
O pódio foi completado por Andre Lotterer, da Techeetah.
Quem não teve uma boa prova foi Nelsinho Piquet, que largou em 13º e teve problemas logo na saída dos pits, após a troca de carros, abandonando a corrida ainda na 19ª volta.
A Corrida
A largada do ePrix de Roma aconteceu sem grandes confusões, mas sem ganhos para os brasileiros. Di Grassi caiu para o oitavo posto, enquanto que Piquet permanecia em 13º. Na frente, nada mudava, com Rosenqvist na ponta, seguido de Bird.
Alex Lynn perdeu rendimento e acabou tocando em alguns carros, sendo obrigado pela direção de prova a visitar os boxes para os devidos reparos.
Nas primeiras voltas a categoria anunciou os vencedores do FanBoost: Lucas di Grassi, Luca Filippi e Sebastien Buemi.
Nos primeiros giros, Rosenqvist conseguiu diferença confortável, pouco mais de um segundo sobre Bird. Evans permanecia na terceira colocação, seguido de Lotterer e Turvey.
O piloto sueco continuou abrindo vantagem, mas pouco antes da troca de carros, Bird começou a tirar a diferença. Ao mesmo tempo, Piquet caia para a 16ª posição na 16ª volta.
No giro seguinte, um acidente envolvendo quatro carros trazia a bandeira amarela localizada entre as curvas 10 e 13, enquanto outros já faziam a troca de carros.
Nelsinho teve problemas com seu carro na saída dos pits, perdendo muito tempo parado no pitlane. O filho do tricampeão da F1, Nelson Piquet, acabou abandonando a corrida na 19ª volta.
Lynn voltava a bater logo após as trocas, trazendo outra bandeira amarela, desta vez em toda a pista.
Na relargada, Rosenqvist permanecia na ponta, recebendo pressão de Bird. Di Grassi era o sexto. Na 21ª volta, o brasileiro superou Lotterer pelo quinto posto. Ao mesmo tempo, Nelsinho abandonava a a prova.
No 23º giro, Felix Rosenqvist bateu, dando adeus às chances de vitória em Roma. Sam Bird assumia a liderança. Di Grassi herdava a quarta posição, atrás de Buemi e Evans.
Mas por pouco tempo, já que o atual campeão superava o atual vice-campeão, logo em seguida, pela terceira posição.
A bandeira amarela por todo o circuito voltou, ainda por causa de Rosenqvist, que precisava ter sua Mahindra retirada da pista.
As atenções ficaram voltadas a Bird e Evans, que brigavam pela vitória nos giros finais, mas di Grassi, em grande recuperação, começava entrar na briga.
E o brasileiro não fez feio, conseguindo a segunda posição em manobra ousada sobre Evans.
Mas com a briga, Bird conseguiu se afastar e na última volta a diferença era de pouco menos de dois segundos.
No final, Bird venceu, seguido de Lucas di Grassi, a menos de um segundo, e Andre Lotterer, fechando o pódio.
A próxima etapa da Fórmula E será em Paris, no dia 28 de abril.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 33 | - | 25 | |||||
2 | 1 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 33 | 0.970 | 0.970 | 0.970 | 18 | |||
3 | 18 | Andre Lotterer | Techeetah | 33 | 9.518 | 9.518 | 8.548 | 15 | |||
4 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 33 | 10.167 | 10.167 | 0.649 | 13 | |||
5 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 33 | 17.444 | 17.444 | 7.277 | 10 | |||
6 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 33 | 19.835 | 19.835 | 2.391 | 8 | |||
7 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 33 | 24.379 | 24.379 | 4.544 | 6 | |||
8 | 5 | Maro Engel | Venturi | 33 | 26.350 | 26.350 | 1.971 | 4 | |||
9 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 33 | 37.709 | 37.709 | 11.359 | 2 | |||
10 | 4 | Edoardo Mortara | Venturi | 33 | 40.739 | 40.739 | 3.030 | 1 | |||
11 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 33 | 42.680 | 42.680 | 1.941 | ||||
12 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 33 | 48.833 | 48.833 | 6.153 | ||||
13 | 68 | Luca Filippi | NIO Formula E Team | 33 | 49.331 | 49.331 | 0.498 | ||||
14 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 33 | 1'13.880 | 1'13.880 | 24.549 | ||||
15 | 27 | Tom Blomqvist | Andretti Autosport | 33 | 1'31.832 | 1'31.832 | 17.952 | ||||
16 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 33 | 1'44.774 | 1'44.774 | 12.942 | ||||
dnf | 6 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 29 | |||||||
dnf | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 22 | 3 | ||||||
dnf | 3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing | 18 | |||||||
dnf | 36 | Alex Lynn | Virgin Racing | 15 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.