Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

Di Grassi critica presidenciáveis por falta de planos de eletrificação

Ativo no ambiente empresarial da mobilidade elétrica, piloto diz que Brasil poderia gerar “centenas de milhares de empregos” se investisse em novas tecnologias

Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, finishes 2nd

Campeão da Fórmula E na temporada 2016-2017, Lucas di Grassi tem sido nos últimos anos a voz mais ativa do automobilismo na frente de novas tecnologias e sustentabilidade. O piloto, além de CEO da Roborace (categoria de carros autônomos), também é o co-fundador da empresa brasileira EDG Bike, fabricante de bicicletas elétricas.

Preocupado com o futuro do Brasil nas eleições deste ano, ele diz que a falta de ideias visando o futuro da mobilidade urbana e a despoluição do ar podem fazer o país ficar para trás no desenvolvimento de novas tecnologias, o que traria um efeito negativo, com o Brasil deixando de lucrar a longo prazo com a geração e empregos e renda desta indústria.

Perguntado pelo Motorsport.com se a mobilidade elétrica e o reaproveitamento de energia deveriam estar sendo mais debatidos pelas campanhas dos presidenciáveis, Di Grassi respondeu: “com certeza”.

“E isso é uma coisa muito pouco conversada. Essa transição de mobilidade de combustão para mobilidade elétrica, não só do ponto de vista de sustentabilidade, mas se gerarmos um ecossistema de indústrias para produzir isso nacionalmente, a gente vai gerar emprego de verdade.”

“Não tem que ficar fazendo essas promessinhas de pegar renda daqui e botar ali. A gente tem a capacidade de usar essa transição tecnológica para gerar dezenas e centenas de milhares de empregos por aqui. Só que não existe um ecossistema de eletrificação no Brasil.”

“Eu, pessoalmente, investi em uma empresa que trabalha com eletrificação e motor elétrico e nosso primeiro produto é a bike que estamos promovendo, mas já estamos trabalhando com a Man Caminhões e a Bosch para baratear a eletrificação usando uma tecnologia nacional.”

Para Di Grassi, o Brasil tem potencial de se tornar um país importante no futuro se começar a investir nesta tecnologia.

“Temos capacidade de desenvolver nossa própria tecnologia e não ficar dependente de exportação e subsídios à Zona Franca de Manaus. Isso tira 80 bilhões de reais em tributos, e lá se monta o que é feito na China. Independentemente de quem for eleito, precisamos mudar este conceito.”

“A transformação da frota de automóveis é a solução para uma série de problemas da sociedade brasileira. Por isso, não temos motivo para ficar falando de pré-sal. Isso já é passado.”

“Temos que ser independentes na produção solar e eólica. E a gente tem espaço: a média brasileira de incidência solar é maior que a máxima da Alemanha. Só que ficam falando esse monte de besteira aí...”

 

Artigo anterior Venturi: Combinação Massa/Mortara é o melhor para nós
Próximo artigo Audi revela pintura de carro para temporada cinco da F-E

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros