Recomendado para você

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto e Hadjar analisam temporada e escolhem 'melhor novato'
Últimas notícias

Di Grassi critica presidenciáveis por falta de planos de eletrificação

Ativo no ambiente empresarial da mobilidade elétrica, piloto diz que Brasil poderia gerar “centenas de milhares de empregos” se investisse em novas tecnologias

Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, finishes 2nd

Campeão da Fórmula E na temporada 2016-2017, Lucas di Grassi tem sido nos últimos anos a voz mais ativa do automobilismo na frente de novas tecnologias e sustentabilidade. O piloto, além de CEO da Roborace (categoria de carros autônomos), também é o co-fundador da empresa brasileira EDG Bike, fabricante de bicicletas elétricas.

Preocupado com o futuro do Brasil nas eleições deste ano, ele diz que a falta de ideias visando o futuro da mobilidade urbana e a despoluição do ar podem fazer o país ficar para trás no desenvolvimento de novas tecnologias, o que traria um efeito negativo, com o Brasil deixando de lucrar a longo prazo com a geração e empregos e renda desta indústria.

Perguntado pelo Motorsport.com se a mobilidade elétrica e o reaproveitamento de energia deveriam estar sendo mais debatidos pelas campanhas dos presidenciáveis, Di Grassi respondeu: “com certeza”.

“E isso é uma coisa muito pouco conversada. Essa transição de mobilidade de combustão para mobilidade elétrica, não só do ponto de vista de sustentabilidade, mas se gerarmos um ecossistema de indústrias para produzir isso nacionalmente, a gente vai gerar emprego de verdade.”

“Não tem que ficar fazendo essas promessinhas de pegar renda daqui e botar ali. A gente tem a capacidade de usar essa transição tecnológica para gerar dezenas e centenas de milhares de empregos por aqui. Só que não existe um ecossistema de eletrificação no Brasil.”

“Eu, pessoalmente, investi em uma empresa que trabalha com eletrificação e motor elétrico e nosso primeiro produto é a bike que estamos promovendo, mas já estamos trabalhando com a Man Caminhões e a Bosch para baratear a eletrificação usando uma tecnologia nacional.”

Para Di Grassi, o Brasil tem potencial de se tornar um país importante no futuro se começar a investir nesta tecnologia.

“Temos capacidade de desenvolver nossa própria tecnologia e não ficar dependente de exportação e subsídios à Zona Franca de Manaus. Isso tira 80 bilhões de reais em tributos, e lá se monta o que é feito na China. Independentemente de quem for eleito, precisamos mudar este conceito.”

“A transformação da frota de automóveis é a solução para uma série de problemas da sociedade brasileira. Por isso, não temos motivo para ficar falando de pré-sal. Isso já é passado.”

“Temos que ser independentes na produção solar e eólica. E a gente tem espaço: a média brasileira de incidência solar é maior que a máxima da Alemanha. Só que ficam falando esse monte de besteira aí...”

 

Artigo anterior Venturi: Combinação Massa/Mortara é o melhor para nós
Próximo artigo Audi revela pintura de carro para temporada cinco da F-E

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros